Participação da mulher na política será discutida em cinco capitais



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram, em reunião nesta quarta-feira (27), requerimento da senadora Marta Suplicy (PT-SP) propondo a realização de audiências públicas nos estados, para discutir a participação das mulheres nas eleições. Os debates serão realizados em São Paulo, Curitiba, Goiânia, Manaus e Salvador.

A senadora ponderou que, caso a Reforma Política em curso no Senado aprove o voto proporcional em lista ou o voto distrital misto, é preciso assegurar a alternância de mulheres e homens na lista de candidatos que os partidos apresentarão aos eleitores.

- Se não houver uma grande pressão e uma grande compreensão da sociedade sobre essa necessidade [de alternância], talvez isso não ocorra - disse a senadora.

Coligações

Também foi retirado da pauta projeto (PLS 47/2011) que veda a realização de coligações partidárias nas eleições para vereador e deputados. Com a concordância do autor, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o texto será enviado à Comissão de Reforma Política do Senado, que já deliberou pelo fim das coligações e agora está elaborando proposição legislativa para viabilizar a medida.



27/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Participação dos índios no Legislativo será discutida em seminário no Senado

Festival Nacional de Choro será realizado em cinco capitais brasileiras

Política de uso da água do planeta será discutida em Paris

Política de promoção da saúde materna será discutida no início de agosto

Vanessa Grazziotin defende participação da mulher na política

Serys defende maior participação da mulher na política