Participação dos índios no Legislativo será discutida em seminário no Senado
O Senado Federal sediará, nos dias 18 e 19 de novembro, o Seminário Internacional Índios e Parlamento. O evento tem como objetivo a discussão entre parlamentares, organizações representativas e lideranças indígenas sobre a presença, a inserção e a participação dos povos indígenas no Poder Legislativo.
O seminário é uma iniciativa da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). Também colabora com o evento o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
O primeiro dia de discussão será realizado no Auditório Petrônio Portela, a partir das 9h30. Na ocasião, serão apresentados o histórico da participação e da representação indígena no Parlamento e um balanço das eleições de 2002. Será feita também uma comparação entre as experiências de parlamentos indígenas em outros países, além de uma avaliação dos mandados exercidos atualmente por índios.
Para o segundo dia de seminário está programada a reunião dos participantes em grupos de trabalho, que deverão discutir meios de se ampliar a participação indígena no Legislativo. Pela manhã, os grupos estarão reunidos na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho e na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa. À tarde, estarão no Auditório do Interlegis.
14/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Participação da mulher na política será discutida em cinco capitais
Integração na comunicação pública será discutida em seminário
A REGULAMENTAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA.SERÁ DISCUTIDA NESTA QUARTA EM SEMINÁRIO
Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado
Concessão de aeroportos à iniciativa privada será discutida no Senado
Sarney: Modernização do Senado facilita a participação da sociedade no processo legislativo