Sarney: Modernização do Senado facilita a participação da sociedade no processo legislativo



Em discurso durante sessão comemorativa dos dez anos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do Conselho Editorial do Senado e dos seis anos da Universidade do Legislativo (Unilegis), o senador José Sarney (PMDB-AP) afirmou que essas entidades, junto com o sistema de comunicação do Senado, foram criadas para modernizar o Legislativo brasileiro.

José Sarney argumentou que o surgimento das novas tecnologias de informação facilita a participação da sociedade no processo legislativo. Nesse contexto, segundo Sarney, a democracia representativa está sob crítica profunda no momento em que se discute a participação direta da sociedade nas decisões políticas e legislativas.

O choque entre a opinião pública e o Legislativo ocorre, segundo Sarney, porque o Parlamento, ao contrário dos outros Poderes, decide com a participação da sociedade. Esse processo de participação intensifica a velocidade das mudanças no Legislativo, na opinião do senador.

Sarney disse que, em 1994, quando foi eleito presidente do Senado, deu-se início à informatização da Casa. Foi então criado o Prodasen que, na opinião do senador, éhoje o maior banco de dados de informação legislativa do Brasil. A TV, a Rádio, o Jornale a Agência Senado também foram criados nessa época, registrou o senador.

O Senado Federal, na opinião de seu ex-presidente,possui o melhor quadro de recursos humanos da administração brasileira. José Sarney elogiou, entre outros, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, a diretora-executiva do ILB, Denise Ramos de Araújo Zoghbi, e o vice-presidente do Conselho Editorial, Joaquim Campelo, filólogo e um dos autores do dicionário Aurélio.



28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo portal facilita acesso à informação e participação no processo legislativo

Lobão propõe democratização da participação parlamentar, modernização e maior celeridade do processo legislativo

Comunicação Social do Senado estabelece como meta ampliar a participação da sociedade no processo político

Secretaria-Geral da Mesa discute modernização no processo legislativo com secretários de comissão

Alvaro Dias diz que modernização do trabalho tornará processo legislativo mais ágil

Lobão Filho apresenta propostas para ampliar participação e modernizar processo legislativo