Participantes do 0800 defendem reforma da Previdência



Entrevistas com cerca de três mil pessoas que entraram em contado com o Serviço 0800 - A Voz do Cidadão -, da Subsecretaria de Relações Públicas do Senado, apontam que, de forma geral, há grande convergência favorável para a realização das reformas constitucionais promovidas pelo governo, principalmente a reforma da Previdência Social, considerada a mais importante pela maioria.

Segundo informações do diretor da Subsecretaria de Relações Públicas, Francisco Etelvino Biondo, praticamente todos os entrevistados - 97% - têm conhecimento da iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de promover a reforma previdenciária no país, e 87% concordam com a necessidade da reforma. Na pesquisa, realizada em fevereiro deste ano, 77% dos entrevistados afirmaram que são favoráveis à reforma previdenciária para que acabem os privilégios de determinadas categorias profissionais, sendo que 31% manifestaram-se preocupados com a situação do atual sistema, que poderá vir a falir se nada for feito.

Um universo de 16% acredita que a Previdência é ineficiente e 6% manifestaram-se contra a proposta de reforma da Previdência. Os que são contra a reforma afirmam que as mudanças poderão prejudicar os trabalhadores. Do total de entrevistados, ainda segundo a pesquisa divulgada, 61% acham que não serão prejudicados pela reforma da Previdência, enquanto 20% acreditam que serão prejudicados e outros 10% acham que haverá possível prejuízo, dependendo do encaminhamento das propostas.

A maioria dos entrevistados - 72% - acha que o Congresso Nacional poderá contribuir para a reforma e quase todos - 91% - destacam a importância da participação dos senadores nesse processo. Cerca de 60% dos entrevistados opinaram ainda que o presidente do Senado, José Sarney, poderá exercer muita influência no processo de elaboração e votação das reformas constitucionais.

Sobre a atuação dos senadores desta nova legislatura, 20% opinaram que será -ótima-; 35% que será -boa-; 24% que será -regular-; e 4% que será -ruim ou péssima-. A maior parte dos entrevistados considera a reforma da Previdência a mais importante, vindo em seguida a reforma tributária e por último a política.



06/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÍDERES DO PT E DO GOVERNO DEFENDEM SUAS EMENDAS À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Participantes do Deputado por um Dia defendem projetos em plenário

Participantes de seminário defendem pacto federativo abrangente

Participantes de audiência pública na CDH defendem regularização de terras quilombolas

Participantes de audiência defendem aprovação de convenção da OIT para empregadas domésticas

Participantes do Fórum Senado Debate Brasil defendem políticas para a primeira infância