Partidas disputadas no sul do País servirão como teste de segurança



O deslocamento de delegações e o fluxo de torcedores na partida desta quinta-feira (13), entre Grêmio e Newell's Old Boys, pela Taça Libertadores, servirá como exercício integrado para as forças de segurança. Durante a partida serão utilizados alguns dos equipamentos adquiridos para garantir a tranquilidade durante a Copa do Mundo. Entre eles, a Plataforma de Observação Elevada (POE), que possibilita aos operadores da segurança um amplo perímetro de monitoramento, facilitando a rápida identificação de ações criminosas ou perturbações e a imediata intervenção.

Além disso, há a intenção de aproveitar as partidas finais do Campeonato Gaúcho para testes de segurança pública como ação preparatória para o Mundial. Nessa quarta-feira (12), o Secretário Extraordinário de Segurança para Grande Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, esteve reunido com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, para articular a ação. 

De acordo com Andrei Rodrigues, os exercícios simulados “são uma oportunidade para fomentar a integração das estruturas e observar pontos de melhorias relativas ao planejamento”. Também participaram da reunião o presidente Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, delegado federal Sérgio Henrique Silva da Silva, o Diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Antônio Scussel, e representantes da prefeitura de Porto Alegre e do Comitê Organizador Local (COL)

Centro Integrado
O grupo conheceu, ainda, a estrutura que abrigará o Centro Integrado de Comando e Controle (RS), sediado na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. As instalações estão em fase de finalização e são distribuídas em dois andares do prédio. A partir do local será feito o monitoramento das principais regiões da cidade, de estradas que dão acesso à capital, além dos deslocamentos de equipes, a movimentação no entorno do estádio e demais pontos de interesse, possibilitando a imediata tomada de decisão por parte das autoridades.

Fonte:
Portal da Copa



13/03/2014 12:44


Artigos Relacionados


Ministério detalha como País garantirá a segurança na Copa

Encontro Estudos Estratégicos tem como tema a segurança e o desenvolvimento do País

Dutra aponta segurança e desemprego como preocupação maior do país

Sarney diz que como chefe do Legislativo tem direito a transporte e segurança em todo o país

Saúde realiza pela 1ª vez no País teste rápido da sífilis em aldeias do AM e RR

As 54 vagas do Senado serão disputadas por 268 candidatos