Passa na CMA projeto que proíbe exigência de cheque-caução em hospitais



Projeto aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em reunião encerrada há pouco, tipifica como crime contra a economia popular a exigência indevida de cheque-caução ou outra garantia como condição para a prestação de serviço médico-hospitalar coberto por plano de saúde. Pelo texto do projeto (PLS 327/11), de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), a medida alcança hospitais e clínicas cooperadas, credenciadas ou referenciadas pela operadora do plano.

A proposta, relatada pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR), seguirá agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa.

Entre as proposições aprovadas nesta terça-feira, está ainda projeto para obrigar os postos de venda de combustíveis a usar equipamento emissor de cupom fiscal integrado ao equipamento de fornecimento de combustível da bomba abastecedora.

De autoria do ex-senador Expedito Júnior, a matéria foi relatada com indicação favorável por Valdir Raupp (PMDB-RO). Já examinada antes pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),o texto recebeu decisão terminativa e deve seguir para exame na Câmara dos Deputados.

Outro projeto aprovado é um texto da Câmara dos Deputados (PLC 194/08) para permitir que farmácias e drogarias ofereçam serviço de medição de pressão arterial. Mas foi rejeitada emenda aprovada antes pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que pretendia impor a gratuidade do procedimento. De acordo com o relator, senador Blairo Maggi (PR-MT), o objetivo é facilitar a prestação do serviço, que poderá ser gratuito, sem criar imposição. O texto também terá de passar pela CCJ, para exame final.

Mais informações a seguir



20/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto de lei que torna crime exigência de cheque-caução em hospitais

Senado aprova criminalização de exigência de cheque-caução em hospitais

CMA aprova fim da exigência de cheque-caução de associados de planos em hospitais

Governo quer tornar crime exigência de cheque caução por hospitais particulares

Exigência de cheque-caução para atendimento de urgência passa a ser crime

CAE aprova projeto que proíbe exigência de caução