Passaporte brasileiro terá chip de segurança e informação
Acordo entre a Casa da Moeda do Brasil e a Ceitec estipula que a empresa que desenvolve e produz circuitos integrados para Rfid (identificação por radiofrequência), produzirá o novo dispositivo a ser usado no documento
Os presidentes da Casa da Moeda do Brasil (CMB/MF), Francisco Franco, e da Ceitec S.A., Cylon Gonçalves da Silva, assinaram nesta sexta-feira (14), um convênio para o desenvolvimento de chip para o passaporte brasileiro. A cerimônia de assinatura teve a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
Cylon Gonçalves destacou que a parceria garante confiabilidade e segurança aos passaportes brasileiros. “O Brasil passará, dentro de poucos anos, a dominar uma tecnologia central para a área de segurança da informação, criptografia e identificação. Esse acordo certamente contribuirá ainda mais para que a Ceitec se fortaleça e ganhe projeção internacional no mercado de microeletrônica”, enfatizou. A partir de 2014, todos os passaportes brasileiros deverão ter o chip. A estimativa de produção é de 2,2 milhões de unidades por ano.
Francisco Franco ressaltou que o convênio vai possibilitar que o Brasil tenha total controle sobre o chip utilizado no documento e sobre a solução tecnológica que operacionaliza o sistema. "Ao utilizar chips em nossos passaportes, já alcançamos o patamar de tecnologia e segurança das nações desenvolvidas. Agora, além de promover o desenvolvimento nacional e a geração de renda e emprego no nosso País, passaremos a ter o domínio de toda a cadeia produtiva do passaporte brasileiro", afirmou.
Ceitec
A Ceitec S.A. é uma empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 2008. O investimento feito na Ceitec S.A. de mais de meio bilhão de reais objetiva o desenvolvimento da indústria eletrônica brasileira por meio da implantação de uma base sólida no setor de semicondutores.
Leia mais.
Turismo e Meio Ambiente lançam a campanha Passaporte Verde
Chanceleres do Brasil e da Espanha debatem expropriações e medidas de reciprocidade
Novos postos de emissão de vistos para os EUA já atenderam a mais de 11 mil pessoas
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Portal Brasil
14/09/2012 19:54
Artigos Relacionados
Passaporte com chip será testado no Aeroporto de Brasília
Chip brasileiro é apresentado em feira internacional de TI
Chip monitora origem do boi e impulsiona mercado exportador brasileiro
CPI da Espionagem ouve especialista em segurança da informação e ex-secretário de Segurança do RJ
Instituto Brasileiro de Informação em C&T completa 60 anos
Pesquisa mostra que brasileiro tem pouca informação sobre finanças