Passaporte com chip será testado no Aeroporto de Brasília



Até o fim do ano será testado, inicialmente no Aeroporto Internacional de Brasília, o novo sistema de automatização informatizada para o trânsito migratório, a exemplo do que já é feito na União Europeia. Ao mesmo tempo, o Ministério da Justiça vai começar a implantar, durante o segundo semestre, a leitura de passaportes por meio de microprocessadores (chips) inseridos na contracapa do documento. Isto vai permitir a leitura dos dados do passageiro sem interferência de operadores, tornando o trânsito nos aeroportos mais rápido e seguro.


Essas medidas fazem parte da política de segurança que o Ministério da Justiça planeja implantar para facilitar o tráfego de passageiros até a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Segundo o ministério, a modernização dos passaportes não acarretará na troca obrigatória do documento, que deverá ser feita de forma gradativa. 


O viajante que tiver o passaporte com chip levará cerca de oito segundos para ter o acesso liberado nos aeroportos. A informatização poderá também facilitar viagens para países da União Europeia, mediante acordos que o Brasil negocia com Portugal - uma das principais portas de entrada de brasileiros na Europa -, onde o sistema já funciona.


Segundo o Ministério da Justiça, já foi elaborado um plano com vista à Copa do Mundo em relação à presença de estrangeiros nos portos, aeroportos e fronteiras, a cargo da Polícia Federal. Tudo se originou da experiência dos Jogos Pan-Americanos, cujos métodos serão aperfeiçoados para a Copa e as Olimpíadas de 2016. 


Fonte:
Agência Brasil

Saiba mais sobre passaporte no Portal Brasil.



21/07/2010 17:58


Artigos Relacionados


Passaporte brasileiro terá chip de segurança e informação

Aeroporto de Brasília será entregue no dia 24 de maio

Satélite testado no Inpe será lançado de base nos Estados Unidos

AEROPORTO DE BRASÍLIA JÁ TEM NOME DE JK

Obras no aeroporto de Brasília são autorizadas

Chuva impacta operações no aeroporto de Brasília