Passe livre pode ser estendido também ao acompanhante de pessoa com deficiência



Em viagens interestaduais, o passe livre já garantido à pessoa com deficiência deve ser também estendido ao seu acompanhante quando essa assistência for necessária. É o que prevê projeto (PLS 27/10) do senador Flávio Arns (PSDB-PR) que está começando a tramitar na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesse momento em fase de recebimento de emendas.

O autor afirma que a instituição do passe livre nas viagens interestaduais representou um avanço significativo nos direitos da pessoa com deficiência. No entanto, observa que o seu uso fica restrito aos que são capazes de viajar desacompanhados. Dessa forma, argumenta Flávio Arns, ficam sem acesso ao benefício todos que precisam de acompanhante para seus deslocamentos.

A proposta será analisada pela CDH em decisão terminativa. O texto acrescenta novo dispositivo à Lei 8.899, de 1994, que criou o passe livre para pessoas com deficiência comprovadamente carente. A proposta deixa ao próprio Executivo a iniciativa de criar regras necessárias à comprovação da necessidade de acompanhamento.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acompanhante de pessoa com deficiência também poderá viajar de graça

Lançado hoje na Assembléia Passe Livre para portadores de deficiência

Pessoas com deficiência devem seguir novas regras para obter passe livre em viagens

Pessoa com deficiência pode receber incentivo para abrir empresa

Carro de pessoa com deficiência pode manter isenção de IPI na transferência a herdeiros

Senado pode aprovar fundo para qualificação da pessoa com deficiência