Patrícia quer sociedade mobilizada contra trabalho infantil doméstico



A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) defendeu a mobilização da sociedade e do Legislativo para mudar a realidade de quase 500 mil crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, que trabalham em casas de terceiros no Brasil. -Temos que investir em uma verdadeira mudança de mentalidade-, afirmou. Para ela, um dos caminhos para erradicar o trabalho infantil doméstico é a adoção de políticas sociais capazes de investir no fortalecimento das condições de vida das famílias, como geração de emprego e renda, e programas que incentivem a troca do trabalho pelas salas de aula.

- O trabalho infantil não pode mais ser visto como uma solução para a pobreza, como uma maneira de tirar meninos e meninas das ruas, afastando-os da criminalidade. Estudos mostram que ele perpetua o ciclo de pobreza e miséria no qual estão inseridas milhões de famílias brasileiras. Muito provavelmente, as crianças e adolescentes que estão na labuta hoje não terão, no futuro, a formação adequada para enfrentar um mercado de trabalho tão complexo e competitivo - acrescentou.

Patrícia Saboya anunciou ainda que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo da Organização das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), a Fundação Abrinq e a organização Save The Children, do Reino Unido, lançaram no último dia 30 de abril uma campanha de esclarecimento sobre o trabalho infantil doméstico. Segundo ela, a campanha consiste na veiculação de comerciais informativos com o intuito de dar visibilidade aos problemas causados pelo envolvimento de crianças e adolescentes em afazeres nas casas de terceiros.



16/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede sociedade mobilizada contra a corrupção

Patrícia Gomes quer maior participação do Senado na luta contra a exploração sexual infantil

Lúcia Vânia defende mobilização da sociedade contra o trabalho infantil

Marluce quer política concreta contra trabalho infantil

Patrícia Saboya defende investimento em educação para erradicar trabalho infantil

Jornal do Senado: projeto reforça combate ao trabalho infantil doméstico