Patrícia Saboya destaca importância de pesquisas do Proantar
- Somos donos de um grande acervo de dados sobre a redução da camada de ozônio, que permite a passagem de radiação perigosa para a vida humana, responsável pelo aumento da incidência de câncer de pele, principalmente na América do Sul.O Brasil, tão conhecido por suas belas e tropicais áreas litorâneas, com grande parte da economia movimentada pelo turismo, não pode ficar alheio a essa realidade, sem contar as prováveis conseqüências que as mudanças de temperatura poderão ocasionar num país agrícola como o nosso - afirmou.
Patrícia Saboya mencionou também os estudos sobre tratamento de resíduos sólidos e líquidos desenvolvidos na estação de pesquisas, dos quais resultaram soluções aplicáveis ao desenvolvimento de metodologias adequadas para a construção em locais inóspitos.
A senadora alertou ainda para a necessidade de garantir recursos orçamentários para obras de revitalização da Estação Antártica Comandante Ferraz.
- Incrível pensar que tudo isso [o Proantar] precisa de cerca de R$ 8 milhões por ano. Não para pagar todas as despesas, porque muito sai do orçamento da Marinha e das parcerias. As verbas são necessárias para reduzir o aviltamento dos parcos recursos que estas entidades [participantes do Proantar], dedicadas a levar adiante um programa de Estado tão importante, possuem para suas atividades fim - disse.
13/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisadores do Proantar ressaltam importância das pesquisas científicas na Antártica
Patrícia Saboya destaca ação de combate ao analfabetismo infantil no Ceará
Patrícia Saboya destaca criação da rede internacional de mulheres parlamentares em defesa da infância
Pesquisas do ProAntar poderão subsidiar comissão de mudanças climáticas
Inácio Arruda destaca importância de estudos e pesquisas sobre defesa e segurança nacionais
Patrícia Saboya reivindica educação de qualidade