Patrícia Saboya destaca criação da rede internacional de mulheres parlamentares em defesa da infância



A criação de uma rede internacional de mulheres parlamentares em defesa da infância e da adolescência foi apontada pela senadora Patrícia Gomes (PPS-CE) como um dos principais avanços obtidos pela Conferência Mundial de Mulheres Parlamentares pela Proteção de Crianças e Adolescentes. O evento, da qual a senadora tomou parte, teve início no último domingo (17), em Roma, e foi encerrado nesta segunda-feira (18).

- A idéia é que essa rede faça, a partir dos esforços de senadoras e deputadas de todo mundo, um incansável monitoramento do cumprimento dos preceitos da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas, ratificada pelo Brasil em 1990 - disse ela.

Patrícia Saboya coordenou a sessão que tratou da exploração e do tráfico de crianças e adolescentes para fins sexuais, realizada na tarde de domingo. Ela fez um balanço dos trabalhos da CPI do Congresso Nacional que investigou as redes de exploração sexual no Brasil durante mais de um ano.

Durante sua exposição, a senadora disse ser fundamental que a rede internacional se empenhe para estimular a criação de Frentes em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes nos parlamentos dos diversos países, nos molde da Frente Parlamentar brasileira, que hoje congrega 120 deputados e 25 senadores engajados na causa da infância.

Além do presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, do prefeito de Roma, Walter Veltroni, do presidente da Câmara, Píer Ferninando Casini e do vice-presidente do Senado, Francesco Moro, também estiveram presentes à abertura da Conferência Mundial de Mulheres Parlamentares pela Proteção de Crianças e Adolescentes a diretora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a Europa Central e Oriental, Maria Calivis, entre outras autoridades de vários países.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Investir na primeira infância diminui a violência, diz Patrícia Saboya

Patrícia Saboya participa de debate sobre a infância na Bienal do RJ

Patrícia Saboya quer tornar obrigatório índice Apgar na rede pública de saúde

Patrícia Saboya lança movimento de apoio à expansão da rede de creches e pré-escolas públicas

Patrícia Saboya destaca importância de pesquisas do Proantar

"Jefferson Péres é um símbolo de defesa da ética", afirma Patrícia Saboya