Patrícia Saboya diz que CPI vai investigar envolvimento de autoridades no aliciamento de jovens



A polícia da cidade paulista de Porto Ferreira está investigando o envolvimento de autoridades, entre vereadores e empresários locais, no aliciamento de crianças e adolescentes para festas regadas a sexo e drogas. Foram apontados nomes de 22 homens, que teriam participado dessas orgias. A senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, disse que o caso de Porto Ferreira é "gravíssimo".

- Nós temos recebido denúncias desse tipo todos os dias, e é papel da CPI apurar todos esses casos, independentemente de quem esteja envolvido. Não podemos mais conviver com a impunidade - declarou a senadora. Segundo ela, a comissão vai acompanhar de perto a situação em Porto Ferreira e, se for necessário, fará audiência pública e diligência na cidade, com o objetivo de ajudar as autoridades policiais na tarefa de resolver o caso.

O caso chocou os moradores e é assunto na cidade desde a semana passada, quando um pai descobriu foto de sua filha e de outras 15 meninas, com idades entre 11 e 15 anos, em uma festa. A polícia descobriu que as adolescentes eram aliciadas para encontros em ranchos às margens do Rio Mogi Guaçu. Em entrevista à rede EPTV, uma delas revelou que ganhava R$ 50 para participar dessas práticas, conforme relatou a senadora.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Maurício Sponton, o abuso estaria ocorrendo há cerca de dois anos. Ele espera concluir o inquérito até a próxima quarta-feira e disse que vai pedir segurança para as vítimas. A CPI reuniu-se nesta quarta-feira (13), reservadamente, no Senado, para definir a agenda de trabalhos e os depoimentos que serão tomados em setembro e outubro. Uma das audiências públicas a ser marcada deverá ouvir o delegado Maurício Sponton.

Desde o início do inquérito feito pelo delegado, 60 pessoas, incluindo quatro vereadores, já prestaram depoimento à polícia da cidade paulista. Na terça-feira (12), conforme informações da senadora, moradores de Porto Ferreira fizeram uma manifestação na Câmara da cidade em protesto contra a suspeita de haver vereadores e empresários envolvidos no esquema de aliciamento sexual de crianças e adolescentes.

A população lotou o plenário da Câmara durante a sessão, pedindo rigor nas investigações. As suspeitas envolvem oito dos 15 vereadores da cidade, mas o presidente da Câmara, Luís César Lanzoni, ainda não definiu que providências que serão tomadas.



13/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya cobra medidas contra o envolvimento de crianças no tráfico de drogas

Senadora participa das investigações sobre envolvimento de autoridades na exploração de jovens

Patrícia Saboya reivindica educação de qualidade

Patrícia Saboya premia Nazaré Gadelha

Patrícia Saboya participa de reunião do Conanda

"Barganhar votos não é uma possibilidade", diz Patrícia Saboya