Patrícia Saboya participa de reunião do Conanda
A senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) participou nesta terça-feira (11) da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) no Ministério da Justiça, onde prometeu servir de interlocutora entre aquela instituição e o Senado Federal. O presidente do Conanda, Nilmário Miranda, ressaltou que a presença da senadora nas principais iniciativas do país em defesa da criança e do adolescente confirma a sua liderança neste assunto.
Nilmário Miranda, que é secretário de Estado dos Direitos Humanos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o fato de a senadora Patrícia Saboya levar para o Senado o debate em torno das questões relacionadas à criança e ao adolescente, e disse que sua experiência e disposição devem se traduzir em perfeita parceria com o Executivo. Ele se mostrou aliviado com o -espaço ocupado pela senadora Patrícia- no Congresso, nesta área, afirmando que -havia um vácuo- desde que a ex-deputada Rita Camata deixou o Parlamento.
A representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no Conanda, Rachel Niskier Sanchez, também elogiou a preocupação de Patricia Saboya com o tema. Como mais antiga integrante do conselho, Rachel Niskier revelou que estava cansada de -muitas falas e pouca ação- em defesa da criança e do adolescente e que via na atuação da senadora Patrícia Saboya -um agente que fala, mas também age-. A pediatra elogiou a parlamentar pela iniciativa de propor a criação da comissão mista parlamentar de inquérito (CMPI) de combate às redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta da CMPI foi entregue na segunda-feira (10) à Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Congresso Nacional.
Além da CMPI, a senadora Patrícia Saboya está propondo a criação de uma subcomissão de defesa dos direitos da criança e do adolescente, que funcionaria na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. A senadora aproveitou sua ida ao Ministério da Justiça para solicitar ao secretário de Estado Nilmário Miranda ações capazes de viabilizar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, aprovado em junho de 2000 e até hoje sem destinação orçamentária para sua implantação.
11/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrícia Saboya participa de debate sobre a infância na Bienal do RJ
Patrícia Saboya participa de manifestação contra exploração sexual
Patrícia Saboya reivindica educação de qualidade
Patrícia Saboya premia Nazaré Gadelha
"Barganhar votos não é uma possibilidade", diz Patrícia Saboya
Patrícia Saboya: CPI não conseguiu punir ninguém