Patrícia Saboya recebe 20 apartes em seu primeiro pronunciamento



A senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) ocupou a tribuna do Plenário durante uma hora em seu primeiro discurso no Senado. Ela recebeu 20 apartes de colegas que ofereceram boas-vindas e elogiaram sua trajetória política. O presidente José Sarney, em nome da Mesa, também prestou seu testemunho a respeito do talento, da dedicação ao Ceará e da fidelidade que a senadora sempre dispensou aos seus ideais.

Primeiro a apartear, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) disse que Patrícia Saboya, como Ayrton Senna, Jô Soares e Marília Gabriela, -caiu nas graças- do povo brasileiro. Líder do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) declarou que em poucos dias de mandato a senadora já conquistou o respeito da Casa, graças ao seu trabalho e demonstração de competência.

O conterrâneo Tasso Jereissati (PSDB-CE) antecipou que o Senado terá oportunidade de conhecer -a mulher extraordinária, valente e determinada- que é Patrícia Saboya. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a senadora cearense, por sua história política, dará uma contribuição importante ao país participando dos debates sobre temas sociais e sobretudo na busca de soluções para os problemas das crianças e jovens.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) registrou sua satisfação de ter percebido que, em poucos dias, Patrícia Saboya já mostrou sua capacidade de trabalho, simpatia e vontade de colaborar para a solução dos problemas brasileiros. Integrante da bancada do Ceará, o senador Reginaldo Duarte (PSDB) declarou que a senadora sempre exerceu com dignidade e respeito todos os mandatos que recebeu do povo cearense.

Para o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), Patrícia Saboya, ao lado do ex-governador Tasso Jereissati, teve participação decisiva para que o Ceará se tornasse um dos estados mais respeitados do país. O líder do PPS, senador Mozarildo Cavalcanti (RR), destacou a garra e a disposição de luta como duas das principais características da senadora. A petista Ana Júlia Carepa (PA) externou sua alegria em ter Patrícia como companheira na base de apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O requerimento apresentado por Patrícia Saboya de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a exploração sexual de crianças e adolescentes foi citado pelo senador Tião Viana (PT-AC) como uma demonstração profunda de compromisso ético. No mesmo sentido, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) registrou a atenção que a senadora cearense sempre dispensou à luta em favor dos direitos humanos, das crianças e adolescentes.

Na avaliação do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), o pronunciamento feito por Patrícia Saboya sinalizou que os que freqüentemente não tem influência política, como crianças e adolescentes, terão uma firme voz no Parlamento. O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) comprometeu-se em unir esforços com a senadora na luta pela redução das desigualdades sociais e regionais.

O senador José Agripino (PFL-RN) disse que as divergências que circunstancialmente o afastarão da senadora - por ele integrar a oposição e ela a base do governo - serão menores que as convergências que terão na busca de melhores condições para o Nordeste. Já o senador João Batista Motta (PPS-ES) recordou que conhece o trabalho da senadora desde os tempos em que ela estava à frente das políticas sociais do governo Ciro Gomes.

Em nome do PMDB, Renan Calheiros (AL) garantiu que bastaram poucos dias para a senadora pelo Ceará confirmar que terá uma atuação destacada no Congresso. Pedro Simon (PMDB-RS) também vislumbrou que o mandato de Patrícia Saboya será reconhecido pelo país. O líder do governo, senador Aloízio Mercadante (PT-SP) registrou que ela contribuirá muito com o governo, especialmente na definição de uma agenda para a infância e a adolescência.

- Você brilha não só pela presença física e juventude, mas principalmente pela sua simpatia e competência - elogiou a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) ao apartear Patrícia Saboya.

Endossando as palavras dos demais colegas, o senador Marco Maciel (PFL-PE) emprestou seu apoio e colaboração à senadora na luta por melhores condições de vida para a população brasileira.



26/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya recebe diretora-executiva do Unicef

Patrícia Saboya recebe o relatório Um Brasil para as Crianças

Patrícia Saboya recebe documento contra exploração sexual

Patrícia Saboya reivindica educação de qualidade

Patrícia Saboya premia Nazaré Gadelha

Patrícia Saboya participa de reunião do Conanda