Patrimônios culturais do Amapá e Espírito Santo serão revalidados
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está trabalhando no processo de revalidação dos seus títulos de Patrimônio Cultural do Brasil. O saber envolvido na fabricação artesanal de panelas de barro, ou seja, o ofício de Paneleira de Goiabeira, no Espírito Santo, e a Arte Kusiwa, pintura corporal e arte gráfica Wajãpi, no Amapá serão os próximos a receberem o título.
Os bens foram os dois primeiros registrados pelo Iphan que deve realizar, no máximo em dez anos, a revalidação do título. A ação integra a Política Nacional de Salvaguarda dos Bens Culturais Imateriais.
O trabalho será realizado por duas comissões técnicas temporárias que irão analisar se o bem manteve ao longo do tempo as características que lhe garantiram o título. O grupo irá atualizar informações sobre a situação do bem cultural, que por sua própria natureza imaterial é dinâmico e se reinventa ao longo do tempo, como também indicar as providências necessárias a esta complementação de informações, propor o redimensionamento dos recortes do registro, como ainda acompanhar o processo administrativo de revalidação.
O resultado será encaminhado para apreciação do Consultivo do Patrimônio Cultural que se manifestará conclusivamente sobre o assunto. Caso a revalidação seja negada, será mantido apenas o registro.
Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações.
Criado em novembro de 1937, o Iphan foi estruturado por intelectuais e artistas brasileiros da época e, há mais de 60 anos, responde pela proteção e conservação de grande parte dos bens culturais do País.
Confira aqui a Resolução
Fonte:
24/08/2013 22:25
Artigos Relacionados
Seminário vai incentivar preservação de bens culturais no Espírito Santo
Mil cestas de alimentos serão entregues aos atingidos pelas chuvas no Espírito Santo
Vítimas de abuso sexual no estado do Espírito Santo serão ouvidas pela CPI da Pedofilia
Simulados de defesa civil serão realizados em Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina
Doses contra aftosa serão aplicadas em quase 22 milhões de animais no Goiás e Espírito Santo
Simulados de defesa civil serão realizados em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina