Simulados de defesa civil serão realizados em Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina



Moradores de três comunidades de Contagem (MG), Vitória (ES) e Blumenau (SC) vão participar neste sábado (26), da quarta rodada dos Simulados de Preparação para Desastres (SPD).

Coordenados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os exercícios tem o objetivo de ensaiar uma retirada de emergência de famílias que vivem em áreas de risco e sob ameaça de chuva forte. Além disso, a ação busca criar um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme.

Com o simulado, os moradores serão capacitados para atuarem preventivamente em situação de desastre. Ou seja, eles terão conhecimento do quanto é importante saber agir em caso de um alerta da Defesa Civil para salvar vidas, tanto antes quanto depois da situação adversa.

A Sedec já organizou três ações desse tipo no Brasil. A primeira aconteceu em maio, no em Maceió (AL), Salvador (BA), Recife (PE), outra em outubro, na Região Serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis e Nova Friburgo), e no último dia 12  os exercícios envolveram moradores de Novo Hamburgo (RS) e Antonina (PR).

Como funciona

O exercício tem início com um alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil.  O sinal vai apontar a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos de terras nas referidas comunidades.

Na segunda etapa, as defesas civis locais vão disparar  alarme aos moradores das áreas vulneráveis via SMS, carros de som e líderes comunitários.

O terceiro passo será caracterizado pela evacuação das comunidades por meio de rotas pré-definidas, devidamente traçadas pelas defesa civil. Nesse momento, os moradores deixarão suas casas em direção a pontos estratégicos, de onde serão levados, por ônibus, a abrigos.  

Por fim, uma vez abrigados, serão cadastrados e receberão orientações sobre como agir no momento do desastre, como se prevenir e ainda como conviver em abrigos.  

Além de treinar as comunidades, os simulados permitirão, portanto, avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população em situações de riscos de desastres e a eficiência dos sistemas de cadastramento.

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



25/11/2011 20:32


Artigos Relacionados


Simulados de defesa civil serão realizados em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina

Defesa Civil envia 11 mil cestas de alimentos a Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Senado aprova créditos externos para União, Minas Gerais e Espírito Santo

CAE poderá votar pedidos de autorização para que Minas Gerais e Espírito Santo contraiam empréstimos

Tarifas de energia sofrerão reajuste no Espiríto Santo, Pará e Santa Catarina

Cartão da Defesa Civil chega a Minas Gerais