Patrocínio aplaude eleição de Lula e transição democrática de governo



O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) fez uma homenagem em Plenário, nesta quinta-feira (14), à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e ao processo de transição democrática para o próximo governo. -Isso demonstra a capacidade e a vontade de Lula de dialogar com todos os segmentos da sociedade-, afirmou. Patrocínio também destacou, na ocasião, o apoio de seu partido ao futuro presidente e ao aumento do salário mínimo para R$ 240 em 2003.

- O PTB apóia Lula e envidará esforços para que este seja um governo de mudanças - declarou. Sobre o reajuste do mínimo para R$ 240, apontado pelo senador trabalhista como uma das bandeiras do PT, seria um passo importante para o cumprimento do compromisso assumido por Lula de dobrar seu valor até o final do mandato presidencial.

A determinação do petista de combater a fome no país também foi aplaudida pelo parlamentar. -Lula está no caminho certo ao dizer que o combate à fome será prioridade em seu governo-, comentou, acreditando que o programa Fome Zero será uma experiência bem- sucedida e levada para outros países. Patrocínio também defendeu que o país negocie a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), -mas fazendo ouvir a sua voz e inserindo no acordo um compromisso do bloco para erradicação da pobreza no continente americano-.

POSSE E IRAQUE

A respeito da mudança na data da posse do presidente da República, Patrocínio lembrou ser autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), apresentada em 1999, que transfere a solenidade do dia 1º para o dia 6 de janeiro. -Se a matéria já tivesse sido aprovada, não estaríamos passando pelo constrangimento de discuti-la com afogadilho-, protestou, apelando às comissões temáticas que dêem maior atenção a proposições parlamentares em tramitação na Casa.

Por último, Carlos Patrocínio registrou sua -alegria e satisfação- pela decisão do governo do Iraque de permitir o ingresso no país de inspetores das Nações Unidas, encarregados de identificar a existência de armas químicas e biológicas de destruição em massa. -Essa notícia cala fundo em todo o cidadão do mundo, que já está cansado de guerra-, assinalou.



14/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Tebet, eleição de Lula mostra pujança democrática do país

Patrocínio aplaude decisão do governo brasileiro de ajudar Angola

Transição democrática e regimes de exceção na AL são tema de seminário em Brasília

Em tom de despedida, Marco Maciel recorda transição democrática e criação do PFL

Rollemberg destaca papel de Itamar Franco na transição democrática

Simon aponta Lyra como 'grande arquiteto' da transição democrática