Patrocínio comemora apoio da União Européia à política de saúde do Brasil contra a AIDS



A União Européia aprovou ontem (dia 21), integralmente, as quebras de patentes e a fabricação brasileira de medicamentos que integram o coquetel de remédios contra a AIDS, comemorou nesta quinta-feira (dia 22) o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO). - O Brasil tem dado um exemplo ao mundo, com o melhor programa de combate à AIDS - disse.Mesmo com os protestos dos Estados Unidos junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), contrários à fabricação de medicamentos patenteados por empresas americanas, Patrocínio insistiu na importância de os países emergentes defenderem seu direito de produzirem tais drogas, na próxima reunião da Assembléia Geral das Nações Unidas, marcada para junho, em Nova York.

Para tanto, o senador fez um apelo à Comissão de Relações Exteriores do Senado e ao Itamaraty para que tomem as providências devidas em relação à assembléia da ONU. O objetivo, reiterou, é assegurar que o Brasil possa continuar desenvolvendo sua política de combate à AIDS.

Ele observou que, se não estivesse fabricando algumas das drogas do coquetel e distribuindo-as gratuitamente, o Brasil estaria gastando cerca de US$ 1,5 bilhão na importação de medicamentos para combater a doença.

22/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE ANALISA APOIO DO SENADO CONTRA BARREIRAS IMPOSTAS PELA UNIÃO EUROPÉIA

Brasil e União Europeia investem R$ 2,4 mi em projetos de apoio a diálogos setoriais

Estão abertas inscrições para Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil

Patrocínio defende o direito do Brasil de fabricar remédios contra a Aids

Brasil e União Europeia capacitam profissionais de laboratórios de saúde na região Nordeste

Brasil e União Europeia lançam cartilha para orientar cidadãos contra o tráfico de pessoas