PATROCÍNIO ELOGIA PROGRAMAS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) elogiou, nesta segunda-feira (dia 24), os programas Saúde da Família e de Agentes Comunitários que o Ministério da Saúde vem implantando, por estarem acabando com as filas em hospitais e resolvendo 80% dos casos sem a necessidade de especialistas. Para ele, trata-se de um novo modelo de atendimento que cria um vínculo entre as equipes médicas e as famílias, e está reduzindo custos e mortes por doenças banais como diarréia e infeções respiratórias.
- É com satisfação que menciono os resultados positivos desses programas no meu estado, o Tocantins. Há cerca de dois anos esses programas vem sendo implantados com a colaboração de médicos cubanos que se instalaram nos municípios do interior, colocando em prática a experiência da medicina familiar e comunitária feita em Cuba - disse.
Patrocínio citou reportagem publicada no jornal do Conselho Nacional de Secretários Municipais, informando que o Programa Saúde da Família (PSF) abrange 1.805 municípios, enquanto o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) envolve, atualmente, 100.917 agentes, divididos em 4.732 equipes. A meta do governo é contar com 150 mil agentes comunitários e 20 mil equipes de saúde até 2002, anunciou o senador.
O senador destacou, ainda, as comemorações dos 500 anos do descobrimento, afirmando que transcorreram em clima de absoluta normalidade em vários estados do país, inclusive em Brasília. Patrocínio disse ter participado dos festejos na Bahia, onde assistiu "a um desfile monumental" das diversas etnias brasileiras. "Sei que houve a exclusão de alguns índios e trabalhadores sem-terra, mas isso foi inevitável. Pelo menos, terminamos as comemorações sem funeral", concluiu Carlos Patrocínio.

24/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges elogia programas PET-Saúde e Pró-Internato

Saúde seleciona projetos comunitários de controle de doenças

Tuma comemora legalização dos agentes comunitários de saúde

Quintanilha pede a efetivação de agentes comunitários de saúde

Maria do Rosário recebe agentes comunitários de saúde

CCJ ajusta normas para contratação de agentes comunitários de saúde