Quintanilha pede a efetivação de agentes comunitários de saúde



 O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) ocupou a tribuna na sexta-feira (20) para pedir ao Poder Executivo a efetivação dos agentes comunitários de saúde nos quadros das respectivas prefeituras dos municípios em que atuam. Segundo o parlamentar, essa é a saída para que a categoria possa ganhar salários mais condizentes com a importante tarefa que desempenham e possa também ter condições para melhor exercer sua atividade de atuar na prevenção e no controle de doenças.

Com esse objetivo, Quintanilha anunciou que vai sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que envie, ao Congresso, pelo menos dois projetos de lei. O primeiro seria destinado a estipular um piso salarial de R$ 700 a R$ 800 específico para os agentes de saúde. O segundo, para isentar a categoria do pagamento de impostos na compra de motocicletas. Essa medida, de acordo com Quintanilha, é fundamental para o exercício da atividade desses profissionais, que percorrem diariamente, apé, vários quilômetros, a fim de visitar famílias de casa em casa.

- Com a motocicleta, os agentes de saúde chegarão mais descansados e mais dispostos a seus destinos, podendo, dessa forma, apresentar uma produtividade maior no atendimento às famílias. Da mesma forma, não faz sentido que esses profissionais continuem recebendo apenas um salário mínimo pelo importante trabalho que realizam - justificou o senador.

Em aparte, vários parlamentares apoiaram o pronunciamento de Quintanilha. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), que é médico, defendeu a municipalização da saúde para que as cidades tenham melhores condições de investir em ações de prevenção de doenças e valorizar também o trabalho dos seus agentes de saúde. O senador Edison Lobão (DEM-MA) destacou que o Brasil precisa encontrar uma saída para que, de fato, consolide-se, no país, o trabalho dos agentes de saúde.

Já o senador Sibá Machado (PT-AC) destacou que investir no agente de saúde significa fazer com que muitas doenças sejam diagnosticadas, controladas e tratadas com maior rapidez. O senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão, desejou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, seja feliz nas ações que desenvolver em prol da saúde.



20/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha registra aprovação de projeto que favorece os agentes comunitários de saúde

Quintanilha registra luta dos agentes comunitários por piso nacional

Tuma comemora legalização dos agentes comunitários de saúde

Maria do Rosário recebe agentes comunitários de saúde

CCJ ajusta normas para contratação de agentes comunitários de saúde

Audiência discute situação dos agentes comunitários de saúde e de endemias