Patrocínio quer o fortalecimento da construção civil para combater déficit habitacional



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) fez um apelo às autoridades governamentais para que tomem as medidas necessárias para o desenvolvimento da indústria da construção civil, como forma de reduzir o déficit habitacional no país, que chega a 15 milhões de moradias. Ele afirmou que nos últimos anos "não tem havido uma determinação política firme de longo prazo para a solução desse grave problema social".

Carlos Patrocínio lembrou que embora o direito à moradia seja garantido pela Constituição Federal, essa realidade ainda se encontra muito distante, pois o país convive com um déficit habitacional "enorme, histórico e crescente".

Na opinião do senador, a saída para esse problema é o desenvolvimento e o fortalecimento da indústria da construção civil. Ele lembrou que o setor contribui para melhorias sociais - a começar pelo aumento da oferta de empregos e de moradias, com a conseqüente redução do déficit habitacional, e o aumento da renda, da poupança, dos investimentos e da geração de tributos - o que ajuda a dar eficiência e produtividade à economia nacional.

- Um bom programa de construção de moradias melhora a qualidade de vida da população como um todo, contribui para reduzir o número de excluídos, resgatando a dignidade, o respeito e a cidadania, além de reduzir os bolsões de pobreza e a violência social - acentuou.

Entre as medidas de incremento à construção civil, propôs o senador, poderia estar a dedução do Imposto de Renda das pessoas físicas dos juros dos financiamentos imobiliários. Ele explicou que nos Estados Unidos essa modalidade de desconto contribui para desenvolver o setor, por motivar as pessoas a investirem num bem essencial como a casa própria, contraindo uma dívida de longo prazo.

Carlos Patrocínio afirmou que, se as autoridades governamentais tomarem a decisão política de incrementar o setor da construção civil, o Congresso Nacional certamente dará todo o apoio necessário e aprovará as normas legais para um programa moderno de construção de moradias.

23/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Patrocínio defende fortalecimento da construção civil

Anibal Diniz comemora lançamento de programa para combater déficit habitacional no Acre

Dilma se compromete a combater déficit habitacional

Programa habitacional fortalece a construção civil

Patrocínio quer fortalecimento da CTNBio

MALDANER QUER FORTALECIMENTO DA DEFESA CIVIL