Patrocínio quer fortalecimento da CTNBio
O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) pediu o fortalecimento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para fiscalizar a entrada no mercado de produtos transgênicos. Em discurso nesta terça-feira (11), o parlamentar pediu também mais atenção para os ministérios que tratam do tema, citando as pastas da Ciência e Tecnologia (ao qual o CTNBio está vinculado), Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O representante do Tocantins solicitou que o CTNBio - órgão do governo responsável pela regulação e uso dos transgênicos no Brasil - "seja bem aparelhado e exerça seu papel, como representação do governo e da sociedade".
- Que em seu corpo haja técnicos em número e em qualificação, capazes de fiscalizar a gradativa entrada no mercado produtivo e consumidor brasileiro dos produtos cuja margem de segurança seja compatível com a proteção de nossos cidadãos - defendeu.
O parlamentar lembrou que o cultivo de transgênicos é algo novo para a maior parte da humanidade. Em sua opinião, eles não representam nem "o paraíso anunciado pelas multinacionais do setor" nem "o precipício alardeado pelos que são contra".
Carlos Patrocínio ressaltou que as culturas geneticamente modificadas têm maior resistência a pragas e a doenças, mas ainda não foram comprovados ganhos reais em relação a seu rendimento e produtividade. Ele assinalou, entretanto, que o grande temor é que as novas espécies criadas em laboratórios se tornem "monstros ainda mais problemáticos do que aqueles que quisemos eliminar ou corrigir".
- Infelizmente essas são questões que só o tempo, a observação e a pesquisa em escala real poderão responder - disse, acrescentando que não se pode parar o progresso, mas se deve agir com precaução. Ele ressaltou que cabe aos governos e às organizações sociais o papel de vigiar, "para que a ganância e a irresponsabilidade de uns não ponham em risco a segurança de muitos".
11/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrocínio quer o fortalecimento da construção civil para combater déficit habitacional
Carlos Patrocínio defende fortalecimento da construção civil
MALDANER QUER FORTALECIMENTO DA DEFESA CIVIL
CTNBio estabelece normas para transgênicos
Presidente de CTNBio sugere criação de agência
Patrocínio quer mudar Lei das Licitações