Paulinho da Viola abre feira da agricultura familiar na 4a



Brasília será sede da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar – Brasil Rural Contemporâneo, que será realizada de 16 a 20 de junho, em uma área de 30 mil metros2 na Concha Acústica do Lago Paranoá. Neste local, estarão reunidos 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do País. 

A mostra agrega também cultura, música, artesanato, gastronomia, orgânicos e moda. Será uma extensa programação cultural unindo o contemporâneo e a cultura de raiz, que começa com show do compositor Paulinho da Viola, na quarta (16).


A entrada é gratuita para a feira e para os shows e o transporte também, que sairá do Terminal Rodoviário de Brasília/Estação Central do Metrô, durante o funcionamento da Feira, todos os dias, a cada 15 minutos. Será disponibilizado transporte de volta após a programação cultural. 


O Brasil Rural Contemporâneo é uma mostra da produtividade e da diversidade da agricultura familiar brasileira.  No espaço montado às margens do Lago Paranoá serão expostos e comercializados produtos como queijos, salames, polpas de frutas, vinhos e geleias, granola de licuri, caviar de berinjela, xampu de andiroba, azeite virgem de castanha do brasil, sabonete de babaçu, cracóvia e  farinha de macadâmia.

 

Tudo produzido por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária apoiados pelas políticas públicas.

 

Durante cinco dias, o público poderá ainda celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do Brasil Rural Contemporâneo em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz. No Palco Multicultural, músicos como Paulinho da Viola, Lenine, Armandinho, Alceu Valença e Otto. 


No Tablado de Raiz, a criatividade de grupos regionais como o baiano Zambiapunga, o pernambucano Maracatu Estrela de Ouro e a artista paraibana Zabé da Loca. No domingo (20), a Feira contará com a maior tela de led de Brasília para transmitir o jogo da Seleção Brasileira contra a Costa do Marfim, pela Copa do Mundo da África do Sul, às 15h30min.

 

Agricultura Familiar 

O Brasil Rural Contemporâneo é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da Agricultura Familiar. Ao todo, nas seis edições realizadas desde 2004 cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos. Em maio deste ano foi realizada uma edição especial em Porto Alegre (RS). Montada no Cais do Porto, a Feira recebeu 150 mil visitantes e proporcionou negócios de R$ 11 milhões. 


No Brasil há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que respondem pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. O Censo do IBGE/2006 aponta que a agricultura familiar é responsável por sete em cada dez ocupações no meio rural, contando com apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos rurais. Os agricultores familiares produzem 87% da mandioca consumida no Brasil, 70% do feijão, 58% do leite e 46% do milho. 


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário


Saiba mais sobre musica no Portal Brasil.



04/08/2010 04:08


Artigos Relacionados


Cultura: Paulinho da Viola é o convidado desta quarta-feira da Série Jazz Convida

PAULINHO DA VIOLA NA RÁDIO SENADO

Ministério abre seleção para atender empreendimentos em gestão da agricultura familiar

Política de extensão rural para agricultura familiar abre pauta do Plenário

Feira em SP expõe tecnologias adaptadas à agricultura familiar

Rio Grande do Norte sedia Feira da Agricultura Familiar