Paulo Bauer lembra o centenário do pintor Willy Zumblick
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) prestou uma homenagem, nesta terça-feira (29), ao artista plástico catarinense Willy Alfredo Zumblick. Ao discursar no Plenário, o senador contou que o artista estaria completando 100 anos no último dia 26 de setembro.
- Até dezembro do ano que vem, estaremos comemorando em Santa Catarina o centenário de nascimento de Willy Zumblick – informou Bauer.
O senador exaltou Zumblick, listando-o entre os maiores artistas plásticos da história do Brasil. Bauer lembrou que o pintor nasceu em Tubarão (SC), em 1913, e morreu na mesma cidade, em 2008. Para o senador, se estivesse no eixo Rio-São Paulo, o artista teria sido bem mais famoso e reconhecido. Bauer disse, no entanto, que não era isso que Zumblick buscava na vida, mas sim ser um homem de bem. Zumblick foi casado com sua musa inspiradora, Célia, por 68 anos, com quem teve cinco filhos.
- Foi um cidadão admirado e respeitado, além de ativo nas causas sociais – disse o senador.
Bauer observou que quem conhece a obra de Zumblick pode confirmar a genialidade e a extrema qualidade do trabalho do artista – que sempre retirou seu sustento da atividade de relojoeiro. Zumblick deixou um acervo de mais de 1.200 obras, hoje com alto valor comercial. Se vivo estivesse, disse o senador, ele teria um grande susto ao ver o alto valor comercial de suas obras. Zumblick também escreveu o livro Entre Penas e Pincéis, em que descreve sua arte.
Para o senador, o centenário de Zumblick é a oportunidade de o país conhecer melhor o artista catarinense. Bauer ainda informou que os Correios estão lançando três selos e um carimbo com obras do artista e que uma escola de samba de Florianópolis terá a vida de Zumblick como tema para o carnaval do ano que vem.
- Sua obra é tão rica que é uma verdadeira lástima não ser conhecida por todos os brasileiros. Qualquer homenagem será insuficiente diante do talento do artista que foi Zumblick – concluiu.
29/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Bauer lembra trajetória do pai
Paulo Davim lembra o centenário de nascimento do senador Manoel Cordeiro Villaça
Rádio Senado lembra o centenário de Cartola
Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer
Garibaldi lembra centenário de Edgar Barbosa
Valadares lembra centenário do ex-governador de Sergipe