Paulo Bauer saúda 150 anos de nascimento do poeta simbolista Cruz e Souza
Os 150 anos de nascimento do poeta Cruz e Souza foi lembrado em Plenário pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) nesta quarta-feira (16). O senador registrou a obra do poeta catarinense, nascido em 24 de novembro de 1861 e morto com apenas 36 anos, vítima de tuberculose. Para Paulo Bauer, por sua obra e por suas posições libertárias, Cruz e Souza é motivo de orgulho não apenas aos catarinenses, mas também a todos os brasileiros.
O senador relatou que o poeta negro, filho de ex-escravos vivendo ainda no início da República, teve muitas portas fechadas pelo preconceito e, apesar da boa formação, precisou se contentar com empregos que não condiziam com sua capacidade e currículo. As dificuldades que encontrou em vida foram substituídas pelo reconhecimento após sua morte. Cruz e Souza é hoje considerado o mestre do Simbolismo no Brasil.
Paulo Bauer lembrou ainda que, à época em que era secretário de Educação em seu estado, Santa Catarina, determinou a publicação e distribuição, a alunos do Ensino Médio da rede pública, de dois dos títulos de Cruz e Souza: Broquéis (1893) e Faróis (1900). Mais do que uma homenagem à Cruz e Souza, explicou o senador, foi uma forma de "oferecer aos alunos e seus familiares a oportunidade de conhecer o ilustre poeta".
- Estes 150 anos do nascimento de Cruz e Souza são um momento oportuno para ler suas obras com afinco, com apreço, com respeito. Lê-lo é a justa homenagem que podemos fazer ao maior poeta catarinense, poeta que orgulha e honra a todos os catarinenses - afirmou.
Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Wellington Dias (PT-PI) reforçaram a saudação de Paulo Bauer ao sesquicentenário de Cruz e Souza e a importância do poeta para a literatura brasileira.
16/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Publicação comemora 100 anos do nascimento do poeta Solano Trindade
Sarney registra os 100 anos de nascimento do poeta Mauro Mota
Paulo Bauer saúda criação de comissão na Câmara para investigar corrupção na Petrobras
João Alberto Souza saúda os 86 anos da cidade de Bacabal (MA)
RONALDO FALA EM FLORIANÓPOLIS SOBRE O POETA CRUZ E SOUSA
SENADORES REGISTRAM CENTENÁRIO DE FALECIMENTO DO POETA CRUZ E SOUSA