Paulo Bauer sugere contratação compulsória de aprendizes com mais de 18 anos
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) informou ter apresentado um projeto de lei alterando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para tornar compulsória a contratação de aprendizes maiores de 18 anos. O número de aprendizes a serem contratados variará conforme o número de funcionários da empresa. Uma firma com até 200 empregados regulares, exemplificou, terá de contratar o equivalente a 2% de seus empregados como aprendizes.
- O problema do primeiro emprego não pode ser deixado para o livre jogo do mercado. Precisa ser equacionado pela intervenção do estado, com políticas públicas consistentes e de alta relevância social – afirmou, nesta quinta-feira (24), o parlamentar, lembrando que a proposta complementa a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que estabelece as condições para a contratação de jovens aprendizes entre 14 e 18 anos.
O parlamentar afirmou que sua proposta foi inspirada por editorial da edição on line do jornal Gazeta do Povo, disponível em 23 abril último, e por sugestão de Antônia Iranir Silva, de Jaraguá do Sul (SC).
O editorial, informou o parlamentar, relata a situação de desemprego que alcança jovens entre 18 e 24 anos. Cita a Organização Internacional do Trabalho, que chama de “geração perdida” os 81 milhões de jovens desempregados em 2010, em consequência da crise financeira que começou a abalar o mundo no ano anterior. Ele relatou que, na Espanha, a taxa de desemprego chega a quase 50% entre os jovens. No Brasil, a desocupação nas principais regiões metropolitanas atinge 12,5% dos jovens nesta faixa etária.
- O melhor momento para adotar medidas que promovam inserção dos jovens no mercado de trabalho é quando a economia vai bem. O Brasil deve agir agora – afirmou Paulo Bauer.
24/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Áudio | Para Paulo Bauer, projeto que permite aumentar contratação de aprendizes amplia oportunidade para jovens
Projeto torna obrigatória contratação de aprendizes maiores de 18 anos
CAS examina projeto que estimula contratação de aprendizes maiores de 18 anos
Paulo Bauer apresenta projeto proibindo uso de veículos com mais de dez anos em transporte escolar
Paulo Bauer sugere identificação prévia para entrar em escolas
Projeto permite aumentar contratação de aprendizes