Paulo Bernardo deve discutir uso de canal de TV aberta para cobertura 4G
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) convidará o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para discutir regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que muda a destinação da faixa de 700 MHz, usada por canais de TV aberta, para telefonia e internet de quarta geração (4G).
O convite ao ministro, aprovado em reunião da CCT desta terça-feira (5), foi sugerido pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que quer discutir as consequências do uso da faixa de TV aberta para a banda larga 4G. Também devem ser convidados o presidente do Conselho Diretor da Anatel, João Batista de Rezende, e representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra) e da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão.
Regulamento
O regulamento para o novo uso de radiofrequências na faixa de 700 MHZ foi aprovado no último dia 31 pela Anatel. Conforme informações no site da agência, essa faixa passará a ser usada para Serviço Móvel Pessoal, comunicação multimídia e telefonia fixa.
A resolução aprovada prevê mecanismo para evitar interferências no sinal e perda de cobertura dos canais de televisão aberta, que deverão migrar para outras frequências. A mudança é parte da estratégia do governo para a realização de leilão, no próximo ano, para ampliar serviços com a tecnologia 4G e ampliar acesso da população a serviços de banda larga a preços mais baixos.
05/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Canais de TV aberta serão usados para ampliar cobertura de 4G
Paulo Bernardo: liberação dos R$ 15 bilhões extras para área da saúde deve ser gradual
Imposto do cheque deve ser permanente, diz Paulo Bernardo
Internet tem sido aberta para tudo, menos na forma como é governada, critica Bernardo
Aberta audiência com secretário do Tesouro para discutir contas públicas
Canal do Xingó deve gerar emprego e renda para 170 mil sergipanos