Paulo Davim admite vinda de médicos estrangeiros, mas com exame de revalidação
O senador Paulo Davim (PV-RN) reconheceu, em discurso nesta terça-feira (4), a necessidade de o Brasil importar médicos estrangeiros para atuar sobretudo nas regiões interioranas, onde há carência desses profissionais.
O parlamentar observou, no entanto, que a contratação de médicos estrangeiros somente deve ocorrer após os candidatos serem aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
— A entrada no Brasil de profissionais que não sejam submetidos minimamente a esta avaliação [ao Revalida] coloca em risco a sociedade. Porque não temos certeza da qualidade da formação deste profissional — disse.
De acordo com Paulo Davim, além da barreira da língua, um dos principais problemas para a atuação de médicos estrangeiros no Brasil é o seu possível desconhecimento das particularidades regionais e da epidemiologia do país.
Paulo Davim fez ainda um apelo para que o governo não deixe de incluir no debate sobre a contratação de médicos estrangeiros, entidades representantes desses profissionais no Brasil, tais como o Conselho Federal de Medicina, a Associação dos Médicos Brasileiros e os estudantes de medicina.
04/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim alerta sobre riscos da revalidação de diplomas estrangeiros de medicina
Davim critica proposta de revalidação facilitada de diplomas estrangeiros
Mário Couto volta a criticar vinda de médicos estrangeiros
Médicos fazem mobilização no Senado e criticam revalidação automática de diplomas estrangeiros
Humberto Costa: vinda de médicos estrangeiros não pode ser vista como tabu
Inep divulga gabarito do exame de revalidação de diplomas médicos nesta segunda