Paulo Davim comemora aprovação de projetos sobre vacinação contra HPV e cuidador de idoso
O senador Paulo Davim (PV-RN) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (13), a aprovação de dois projetos pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS): um que institui a imunização pelo Sistema Único de Saúde de meninas entre 9 e 13 anos contra o vírus HPV (PLS 238/2011) e outro que regulamenta a profissão de cuidador de idosos (PLS 284/2011).
Além de ressaltar o alcance social das medidas, Paulo Davim elogiou a iniciativa dos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Waldemir Moka (PMDB-MS), autores, respectivamente, dos projetos.
- Essa Casa deu uma forte contribuição à medicina preventiva no Brasil ao aprovar o projeto de lei que institui a vacinação do HPV na rede SUS – afirmou Paulo Davim, informando que de 3% a 10% das mulheres que travam contato com o vírus desenvolvem câncer de colo de útero.
O senador avaliou como extremamente importante o projeto que regulamenta a profissão de cuidador de idoso no momento em que avança o envelhecimento da população brasileira.
- Hoje, existem 32 idosos para cada 100 jovens. Mas, em 2050, serão 168 idosos para cada 100 jovens. O cuidador tem um papel relevante no zelo da saúde do idoso e sua presença é importante para reduzir os acidentes domésticos, melhorar sua alimentação e até combater a depressão – comentou Paulo Davim.
13/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim comemora aprovação de consórcios para a contratação de médicos
Paulo Paim comemora aprovação do Estatuto do Idoso
Paulo Davim sugere vacinação obrigatória contra tétano para trabalhadores da construção
Escolaridade e formação específica são mencionados em debate sobre cuidador de idoso
Paulo Davim comemora decreto de Dilma contra corrupção na saúde e educação
Paulo Davim comemora lançamento pelo governo federal de plano contra o tráfico de pessoas