Paulo Davim defende avaliação continuada de estudantes de medicina



Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Paulo Davim (PV-RN) defendeu uma avaliação anual dos estudantes de medicina do país. Na quarta-feira (7), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) debateu, em audiência pública, o PLS 217/2004, que institui um exame nacional de proficiência como requisito para o exercício da medicina.

- O objetivo desse PLS é impedir a proliferação de escolas médicas, impedir a formação de médicos com baixa qualidade técnica e intelectual e proteger a sociedade contra profissionais mal formados, que venham a exercer essa profissão e que tragam algum tipo de prejuízo à sociedade brasileira – explicou.

De acordo com Davim, o Brasil é o segundo país com mais faculdades de medicina (187), perdendo apenas para a Índia (257). Entretanto, ponderou o senador, o ensino médico no país enfrenta problemas, como projetos pedagógicos inadequados, falta de professores, professores mal qualificados e ausência de hospitais-escola.

Na opinião de Davim, os sistemas de avaliação de várias dessas faculdades também deixam a desejar.

O senador defende que a avaliação do aprendizado seja realizada anualmente, do primeiro ao sexto ano da faculdade, para avaliar a bagagem teórica, a capacidade prática e a postura ética.

- Será que uma avaliação no final do curso é o suficiente para dizer quem é bom médico e quem é mau médico? Claro que não. Não vai ser uma prova teórica que vai dizer se o cidadão ou a cidadã será um bom profissional médico. Defendemos que essa avaliação seja continuada, do 1º ao 6º ano. Que se considere o desempenho teórico, o desempenho prático, mas também se avalie o comportamento daquele estudante. A postura ética, o comportamento profissional, a capacidade liderança, a iniciativa desse estudante que posteriormente será um profissional médico – disse Davim.



08/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim critica reabertura de vagas em faculdades de medicina consideradas inadequadas em avaliação

Paulo Davim alerta sobre riscos da revalidação de diplomas estrangeiros de medicina

Paulo Davim defende a ida de médicos para o interior

Paulo Davim defende o diploma para jornalistas

Paulo Davim defende modernização do Código Florestal

Paulo Davim defende investimento em energia limpa