Paulo Davim faz homenagem às mulheres



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (7), o senador Paulo Davim (PV-RN) fez uma homenagem às mulheres, lembrando o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8).

O senador lembrou que o voto feminino do Brasil está completando 80 anos, já que foi regulamentado em 1932, pelo então presidente da República Getúlio Vargas. No entanto, disse o senador, uma mulher potiguar já havia exercido o voto quatro anos antes. Celina Guimarães Viana votou na cidade de Mossoró (RN), em 1928. Juvenal Lamartine, o governador da época, foi quem autorizou o voto.

Segundo o senador, Celina era uma mulher à frente de seu tempo. Paulo Davim contou que o fato de ela ter sido a primeira mulher com direito ao voto inspirou o movimento nacional em defesa do voto feminino. De acordo com o senador, o feito dela teve repercussão mundial.

- Até a Inglaterra regulamentou o voto, que já era previsto em constituição, depois do voto de Celina – disse o senador.

Paulo Davim também citou outras três mulheres do Rio Grande do Norte. Ele destacou a feminista Clara Camarão, que abandonou os afazeres domésticos para lutar contra a invasão holandesa, e a escritora Nísia Floresta, que lutou pela educação igualitária entre homens e mulheres. Segundo o senador, é também do Rio Grande do Norte a primeira mulher prefeita do Brasil: Alzira Soriano, que foi eleita prefeita de Lajes em 1928.

O senador reconheceu que ainda há muito a conquistar em relação aos direitos das mulheres. Ele lembrou que apenas 8,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres e, no Senado, há apenas 12 senadoras. Paulo Davim também lamentou o fato de muitas mulheres receberem salários menores do que homens para cargos iguais. Mas disse também haver motivos para orgulho. Para o senador, as políticas públicas para mulheres estão avançando. Além disso, louvou o fato de o Brasil ser chefiado por uma mulher, a presidente Dilma Rousseff.

- Gostaria de parabenizar todas as mulheres do Brasil e, em especial, à mulher potiguar – concluiu.

Da Redação



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim presta homenagem aos bombeiros

Paulo Davim presta homenagem a Dom Eugenio Sales

Paulo Paim presta homenagem às mulheres

Paulo Paim destaca audiência da CDH e presta homenagem às mulheres

Paulo Davim relembra experiência educativa de Paulo Freire

Paulo Davim faz análise positiva da Rio+20