Paulo Davim presta homenagem a Dom Eugenio Sales
O senador Paulo Davim (PV-RN), em pronunciamento nesta terça-feira (10), prestou uma homenagem ao cardeal dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, falecido na noite de segunda-feira (9), aos 91 anos. O senador destacou as obras sociais do religioso, nascido no município potiguar de Acari.
- O Brasil perde um filho dileto, ciente de sua função clerical e social, e o Rio Grande do Norte perde um filho legítimo – lamentou o parlamentar.
No que classificou como “obra inconteste, exemplo de sacerdote, de homem e de brasileiro” de dom Eugenio em seus 60 anos de dedicação à igreja, Davim sublinhou a criação da primeira Campanha da Fraternidade, em 1962, e de pastorais como a do Trabalhador, das Favelas, das Domésticas e da Cultura.
O senador ressaltou que dom Eugenio chegou a contrariar ditames do regime militar ao visitar presos políticos e proteger cerca de cinco mil refugiados políticos de toda a América Latina.
- Certa vez, perguntaram a dom Eugenio se ele era progressista ou conservador. Dom Eugenio respondeu que nunca tinha pensado em ser progressista ou conservador. Ele disse que teria que ser o que ele era: um mero pregador do Evangelho.
10/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado presta homenagem ao cardeal Dom Eugênio Sales
Senado prestará homenagem ao cardeal Dom Eugênio Sales
Paulo Davim presta homenagem aos bombeiros
Santa Sé presta homenagem a Dom Eugênio
Garibaldi homenageia Dom Eugênio Sales
Senadores homenageiam Dom Eugênio Sales