Paulo Davim lamenta efeitos da seca no Rio Grande do Norte



Em pronunciamento nesta terça-feira (10), o senador Paulo Davim (PV-RN) lamentou a seca que seu estado, o Rio Grande do Norte, vem enfrentando. Segundo o senador, a falta de chuva tem deixado pequenos agricultores e pecuaristas em estado de alerta.

Davim informou que o governo estadual recebeu, na última semana, relatórios de diversos órgãos com dados que recomendam a decretação de estado de emergência em vários municípios, por conta da gravidade da situação.

– O governo está decretando estado de emergência em 139 municípios e deve abrir frentes de trabalho para aliviar a situação – informou o senador.

Davim disse que dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Empavrn) mostram que 143 dos 167 municípios do estado estão com chuvas bem abaixo do normal. De acordo com o senador, o município de Mossoró, maior cidade do interior, registrou 83% menos chuva em relação ao ano passado, o que comprometeria diretamente a cultura do milho.

O senador também informou que a estiagem de 2012 já levou à perda de toda a agricultura de sequeiro e mais de 70 municípios estão precisando de carros-pipa para abastecimento de água. Davim pediu atenção do governo federal à situação dos estados que enfrentam a seca. Ele sugeriu a abertura de linhas de crédito especiais para os agricultores em situação de dificuldade de produção.

– A seca tem tirado o sono e o brilho do olhar do homem do campo – lamentou o senador.



10/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Áudio | Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Paulo Davim lembra os 510 anos da chegada dos portugueses ao Rio Grande do Norte

Paulo Davim manifesta preocupação com o combate à dengue no Rio Grande do Norte

Simon alerta para efeitos da seca no Rio Grande do Sul

Davim pede votos de aplauso para Universidade Federal do Rio Grande do Norte