Paulo Davim lembra importância de medidas educativas no combate ao câncer



Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Paulo Davim (PV-RN) chamou a atenção para a importância de medidas educativas que permitam a detecção precoce do câncer, salientando que o auto-exame da mama tem facilitado o diagnóstico precoce da doença nas mulheres.

Paulo Davim, que é médico, saudou a passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, no último dia 8, lembrando que a data foi instituída para chamar a atenção dos governos para a implementação de políticas de prevenção e tratamento da patologia.

Anualmente, estima-se que sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo o mundo, dos quais quase 8 milhões levam à morte, que poderia ser evitada se a doença fosse diagnosticada e tratada com antecedência, disse Paulo Davim.

No Brasil, afirmou, o combate ao câncer passa por um momento difícil, pois são poucos os hospitais públicos que dispõem de serviços de oncologia para diagnosticar o tratamento e fazer os devidos acompanhamentos.

Só em 2012, foram detectados mais de 52.800 casos de câncer de mama, com risco estimado de 52 casos a cada mil mulheres, e a perspectiva é que em 2013 sejam diagnosticados mais de 500 mil novos casos, disse Paulo Davim.

- O câncer é realmente uma patologia que merece toda a atenção das autoridades sanitárias do Brasil e do mundo - disse Paulo Davim.

O senador disse ainda que o câncer é a segunda causa de morte no Brasil, estando atrás apenas das mortes por doenças coronarianas.



09/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Nacional do Combate ao Câncer: São Paulo conta com Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer

Eduardo Siqueira Campos lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer

Paulo Davim ressalta importância do projeto Jovem Senador

Paulo Davim lembra os 510 anos da chegada dos portugueses ao Rio Grande do Norte

Paulo Davim ressalta importância do consenso na proposta do Código Florestal