Paulo Davim pede maior combate contra o 'bullying' nas escolas




Em discurso nesta terça-feira (19) no Plenário, o senador Paulo Davim (PV-RN) pediu mais atenção às ocorrências de bullying no ambiente escolar. Ele mencionou a tragédia ocorrida no último dia 7, em que um atirador tirou a vida de 12 estudantes e feriu gravemente outros 12 em uma escola pública no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro.

- O ambiente escolar é quase sagrado, em que deveria prevalecer a cultura, o aprendizado e a paz, principalmente para a criança e o adolescente - disse o senador.

Segundo Paulo Davim, uma possível razão para a ocorrência no Rio de Janeiro seria o fato de o atirador ter sofrido humilhações no tempo que fora aluno na escola em que ocorreu a tragédia. O parlamentar definiu o bullying como "atos de violência física e moral, de forma intencional e repetitiva para humilhar os mais fracos".

- O bullying pode acontecer por meio de agressões, intimidações no ambiente escolar, e ainda por meio de assédio sexual, com uso de fotos e vídeos na internet - afirmou.

Paulo Davim disse que os pais e educadores precisam estudar o problema e promover a conscientização de todos os alunos. Para o senador, tão logo um problema seja identificado, é preciso dar atenção ao autor e à vítima da humilhação. O senador também pediu políticas públicas eficazes para que o "ambiente escolar melhore e para que diminuam os índices de violência em toda a sociedade".

- Devemos estar atentos para proteger nossas crianças e tornar o ambiente escolar realmente sadio em benefício do nosso futuro - afirmou.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Combate ao 'bullying' pode desestimular violência nas escolas

Senado discute medidas de combate ao ‘bullying’ nas escolas

Secretaria da Educação e Cartoon Network apresentam kit contra bullying nas escolas

Paulo Davim apoia Dilma no combate à corrupção

Paulo Davim lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Paulo Davim quer prazo maior para análise do Código Florestal no Senado