Senado presta homenagem ao cardeal Dom Eugênio Sales



O Plenário do Senado homenageou, nesta terça-feira (9), o cardeal Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, que completou 90 anos de idade na segunda-feira. O requerimento solicitando a homenagem é do senador João Faustino (PSDB-RN).

VEJA MAIS

Dom Eugênio foi representado na cerimônia por seu irmão, o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales. Também participaram da sessão o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri e o cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília. A sessão foi presidida por José Sarney.

Ao discursar sobre o cardeal, Sarney lembrou que ele prestou auxílio a muitas pessoas perseguidas pelas ditaduras militares do Brasil e de outros países.

- Corajosamente, tomou a frente da acolhida a refugiados políticos latino-americanos, abrigando-os mesmo no Palácio São Joaquim, sede episcopal. Ajudava-os até obter para eles asilo político. Foi sempre firme na defesa dos direitos humanos, onde sua posição de absoluta isenção política lhe dava autoridade - afirmou.



09/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado prestará homenagem ao cardeal Dom Eugênio Sales

Paulo Davim presta homenagem a Dom Eugenio Sales

Senadores homenageiam cardeal Dom Eugênio Sales

Santa Sé presta homenagem a Dom Eugênio

Garibaldi homenageia Dom Eugênio Sales

Senadores homenageiam Dom Eugênio Sales