Paulo Davim quer política de desenvolvimento sustentável na Caatinga



Em pronunciamento nesta quarta-feira (31), o senador Paulo Davim (PV-RN) anunciou a apresentação de projeto que estabelece princípios de uma Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. Ele disse que a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, abrange 830 mil quilômetros quadrados e abarca os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas e pequenas extensões de Minas Gerais e Maranhão.

Paulo Davim salientou que a caatinga cobre 10% do território nacional e abriga a região conhecida como semiárido, uma das áreas de escassez hídrica mais populosas do planeta.

- As regiões mais sujeitas à desertificação no Brasil encontram-se na Caatinga. Além da vulnerabilidade ambiental, o semiárido é uma das regiões de maior vulnerabilidade social, corroborada pelos índices de desenvolvimento humano ali registrados – pontuou.

Com baixíssimo índice pluviométrico durante todo o ano, a caatinga tem longos períodos de seca e curto ciclo chuvoso, acrescentou o senador.

- O bioma apresenta singular diversidade biológica, além de possuir diversas áreas de transição com os biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, e os diversos tipos de vegetação formam mosaicos e a heterogeneidade desses ambientes justifica a importância de proteger sua biodiversidade – explicou.

Mesmo com a importância humana e ambiental desse bioma, pouca atenção tem sido dada à caatinga, que sequer é classificada como patrimônio natural na Constituição, disse. Ele afirmou ainda que à caatinga restam apenas 52% da cobertura vegetal original e apenas 1% dela encontra-se em unidades de conservação.

- Temos a convicção de que esta Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga estabelecerá as bases para a preservação e o uso sustentável dos recursos ambientais deste importante e ameaçado bioma brasileiro – concluiu Davim.



31/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim comemora Dia Nacional da Caatinga

Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado em pauta na CRA

Brasil estabelece lei de política para o desenvolvimento da agricultura sustentável

CRA aprova projeto que define Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado

Casagrande cobra política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

Marina Silva diz que vai continuar defendendo no Senado uma política ambiental para o desenvolvimento sustentável