Paulo Davim ressalta importância do saneamento ambiental para as políticas de saúde pública




Em discurso nesta quinta-feira (24), o senador Paulo Davim (PV-RN) chamou a atenção para a importância do saneamento ambiental para a saúde dos brasileiros. Ele explicou que o saneamento está diretamente ligado à manutenção da saúde da população, por envolver o fornecimento de água potável, a coleta sanitária de resíduos sólidos ou líquidos, o bom uso do solo drenagem urbana e o controle de doenças, "com a finalidade de promover a melhoria das condições de vida, seja na zona urbana ou rural".

- A salubridade ambiental é um direito elementar e fundamental - afirmou.

Paulo Davim citou dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que 55,2% dos municípios do país têm rede coletora de esgotamento sanitário. Essa percentagem é apenas três pontos percentuais maior que o número de pesquisa similar realizada no ano 2000. Para o senador, esses dados demonstram "uma clara e inconcebível lentidão na consecução" da política nacional de saneamento.

A pesquisa de 2008 também mostra o percentual de municípios atendidos por serviço de rede coletora de esgoto nas regiões Nordeste (45,7%), Sul (39,7%), Centro-Oeste (28,3%) e Norte (13,4%). Apenas a região Sudeste apresentou mais da metade de seus municípios atendidos: 95,1%.

- Infelizmente, foi a minha Região Nordeste a que menos apresentou aumento neste período. Entre as duas pesquisas, saiu de 42,9% em 2000, para 45,7%, em 2008, ou seja, um ínfimo e decepcionante acréscimo de 2,8% no acréscimo de rede coletora do esgoto - acrescentou o senador.

Paulo Davim disse ainda que apenas 59 dos 167 municípios norte-rio-grandenses contam com serviço de esgotamento sanitário. A capital Natal tem 32% das residências atendidas, ou seja, 267 mil dos 803 mil habitantes têm recolhimento de esgoto.

- Tenho certeza de que poderemos fazer no Brasil algo bem melhor, algo voltado para a saúde sanitária da população e com a preocupação de prevenir as doenças por veiculação hídricas, que é uma realidade insofismável - afirmou Paulo Davim ao dizer que confia na competência da prefeita de Natal, Micarla Souza, da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e na presidente da República, Dilma Rousseff, para ajudarem na expansão do saneamento ambiental por todo o Brasil, pelo Nordeste e no Rio Grande do Norte.



24/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim ressalta importância do projeto Jovem Senador

Paulo Davim ressalta importância do consenso na proposta do Código Florestal

Má gestão é empecilho para melhoria da saúde pública, aponta Paulo Davim

Brasil precisa encontrar novas fontes de recursos para a saúde pública, afirma Paulo Davim

Davim reitera importância da educação ambiental

Paulo Davim: ‘Situação da saúde pública do Brasil é uma verdadeira chaga’