Paulo Davim sugere que empresas públicas patrocinem os times de futebol da série B
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (13), o senador Paulo Davim (PV-RN) destacou a audiência pública realizada, na parte da manhã, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O encontro permitiu o debate dos critérios de distribuição dos recursos das cotas de televisão para clubes de futebol. Segundo o senador, o debate foi muito proveitoso.
Paulo Davim explicou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vende o direito de arena do campeonato brasileiro para uma emissora de TV e parte desse dinheiro é dividido entre os clubes. O senador disse, no entanto, que há uma “diferença abissal” entre os valores recebidos por alguns times.
Segundo Davim, os clubes da série A receberam R$ 1,2 bilhão pelo campeonato deste ano. Já os times da série B receberam apenas R$ 37 milhões. Ele pediu que empresas públicas patrocinem equipes fora do eixo Centro-Sul do país.
- Essa diferença é segregatória e condenatória. Exclui e condena os pequenos clubes a permanecerem sem expectativa de crescimento – criticou o senador.
Na visão de Davim, o futebol é o esporte da alma do brasileiro, mas não tem se prestado a ser um fator de integração do país. Ele registrou que apenas nove estados têm representantes na série A. De acordo com o senador, o futebol é importante para evitar que muitos jovens recorram às drogas. Ele ainda pediu mais transparência na distribuição dos recursos entre os clubes.
- Não podemos aceitar essa diferenciação. Não podemos esquecer o papel social e de resgate do futebol – disse o senador.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim: série de eventos mostra riqueza da cultura potiguar
Paulo Davim questiona disparidade entre patrocínios das séries do campeonato de futebol
Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste
Paulo Davim sugere assessoria técnica para juízes definirem vagas em UTIs
Paulo Davim sugere vacinação obrigatória contra tétano para trabalhadores da construção
Áudio | Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste