Paulo Duque diz que não há crise no Senado



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) afirmou, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (13), que não existe crise no Poder Legislativo. O senador lembrou que debates e discussões nasceram com o Legislativo e fazem parte do cotidiano de todos os Parlamentos. Disse que isso acontece não só no Brasil, mas em todos os países do mundo onde há esse Poder.

Em relação à situação do presidente do Senado, Renan Calheiros, que responde a processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Paulo Duque disse ainda que as posições dos senadores já estão tomadas e que discursos não mudam essas decisões. Também afirmou acreditar que, quando o processo contra Renan chegar ao Plenário, a grande maioria dos senadores votará pela permanência de Renan na Casa.

O senador contou ter feito pesquisa no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, sobre figuras da República que renunciaram aos seus cargos, como foi o caso, lembrou, do marechal Deodoro da Fonseca, de Getúlio Vargas, de Jânio Quadros e de Fernando Collor. Para o senador, no entanto, essas situações históricas configuraram uma crise, mas não o "blá blá blá que vem sendo ouvido no Senado por conta de questões de Regimento Interno", disse. Paulo Duque reafirmou sua confiança em Renan Calheiros e afirmou que votará nele novamente, se for o caso.

- O presidente Renan Calheiros está sendo crucificado, envenenado pela opinião pública. Mas ele continua, pois foi eleito para um mandato, não vai renunciar como fizeram esses brasileiros ilustres - afirmou.

Em aparte, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que o discurso de Paulo Duque lhe trouxe tranqüilidade, por ter o parlamentar do Rio de Janeiro lembrado que o que está acontecendo no Senado não é uma crise, e, sim, "um segundo turno" das eleições para a Presidência da Casa.



13/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque lamenta crise política em Brasília

Paulo Duque diz que não há crise e manifesta apoio a Renan Calheiros

Paulo Duque lamenta crise no governo do DF às vésperas dos 50 anos da capital

Paulo Duque elogia serviço médico do Senado

Paulo Duque homenageia funcionários do Senado no aniversário de Brasília

Paulo Duque destaca importância do sistema de comunicação do Senado