Paulo Duque lamenta crise política em Brasília
O senador Paulo Duque (PMDB-RJ), em discurso nesta sexta-feira (5), lamentou a crise política pela qual Brasília está passando. Ele lembrou que o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, permanece sob prisão preventiva, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na quinta-feira (4). Arruda é acusado de interferir nas investigações sobre desvio de recurso público em sua gestão à frente do governo do DF.
Ao classificar Brasília como "cidade maravilhosa dois", Paulo Duque se referiu ao fato de a cidade ter substituído o Rio de Janeiro como capital da República:
- Não quero espezinhar sobre isso, não quero falar mal, mas registrar que nunca um prefeito da cidade do Rio de Janeiro foi preso ou foi mantido encarcerado, nunca. Brasília não merecia isso - disse ele, explicando em seguida que o único caso de prisão de um prefeito do Rio teve motivações políticas, não envolvendo desvio de verbas públicas.
Ele lembrou que a população do Rio de Janeiro, por meio do seu Poder Legislativo, homenageou todos os 54 prefeitos daquela cidade com nome de ruas, praças e escolas. Citou ainda o caso em que o então prefeito Pedro Ernesto foi preso "por ideologia", no Levante Comunista de 1935, e não por "guardar dinheiro na meia, por guardar dinheiro na camisa ou distribuir mensalões e mensalinhos".
05/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Duque lamenta crise no governo do DF às vésperas dos 50 anos da capital
Paulo Duque diz que Brasília não tem o que comemorar
Paulo Duque registra aniversário de Brasília
Paulo Duque diz que não há crise no Senado
Paulo Duque homenageia funcionários do Senado no aniversário de Brasília
Paulo Duque parabeniza Brasília pelos seus 49 anos