Paulo Duque diz que não há crise e manifesta apoio a Renan Calheiros



Depois de fazer uma retrospectiva da história do Brasil, de enumerar vários dos momentos de instabilidade política que o país enfrentou desde a proclamação da República, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) concluiu nesta quarta-feira (20) que as crises são inerentes à própria democracia. Neste sentido, ele opinou que a crise que a imprensa noticia haver hoje no Congresso Nacional não é uma crise de verdade. Por isso, ele declarou antecipadamente ao senador Renan Calheiros (quando este assumiu a presidência dos trabalhos, durante o pronunciamento), que votaria a seu favor em qualquer situação.

- Não vejo nenhum tipo de crise hoje. Não vejo nenhum perigo em relação à Presidência do Senado. Gostaria que as decisões do Conselho de Ética estivessem sendo tomadas neste Plenário. Eu votaria em aberto, sem nenhum receio. Quero dizer ao presidente Renan que voto a favor de Vossa Excelência em qualquer situação que haja. Quero repetir que o meu voto é a favor de Vossa Excelência, sim, e o faço tranqüilamente na presença do rádio, da televisão, da imprensa e de qualquer revista - afirmou Paulo Duque.

Para embasar sua tese de que hoje o que existe é uma suposta crise, o senador pelo Rio de Janeiro lembrou episódios da história os quais, estes sim, teriam implicado em instabilidades verdadeiras. O primeiro deles foi a renúncia do marechal Deodoro da Fonseca, presidente eleito logo após a proclamação da República. Outras renúncias de presidentes foram citadas por Paulo Duque, como as de Jânio Quadros e de Fernando Collor.

Paulo Duque destacou, porém, que a grande crise, a grande tragédia brasileira ocorreu com o suicídio de Getúlio Vargas, depois que ele comandou os destinos do país durante 15 anos como ditador e quatro anos eleito presidente pelo voto popular. Para o senador, o que nunca deixou de existir durante toda a República foram "os inventores de crise".

20/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque rejeita denúncias contra José Sarney e Renan Calheiros

Renan manifesta pesar pela morte de Dom Waldyr Calheiros

Paulo Duque se manifesta nesta quarta sobre representação contra Arthur Virgílio

Paulo Duque diz que não há crise no Senado

Paulo Duque lamenta crise política em Brasília

Paulo Duque lamenta crise no governo do DF às vésperas dos 50 anos da capital