Paulo Duque homenageia juristas e advogado que defendeu Tiradentes



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) homenageou os 180 anos da instituição dos cursos jurídicos no Brasil, em discurso nesta terça-feira (14), citando os nomes de vários juristas brasileiros - entre eles Clóvis Beviláqua e Rui Barbosa e os senadores Papaléo Paes, Marco Maciel - e elogiando o advogado que defendeu o inconfidente Tiradentes, José de Oliveira Fagundes.

- Ser advogado de Tiradentes, na época, em 1792, com a legislação em vigor, não foi brinquedo. José de Oliveira Fagundes, o advogado de Tiradentes o defendeu com todas as dificuldades. Ser advogado e Tiradentes, naquela ocasião, era praticar um ato de heroísmo - disse o senador.

Paulo Duque lembrou que, quando foi deputado estadual no Rio de Janeiro, apresentou proposta, aprovada pela Assembléia Legislativa, homenageado o advogado de Tiradentes com uma placa no Palácio Tiradentes no Rio de Janeiro.

Paulo Duque aproveitou para prestar solidariedade ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado Federal que, conforme afirmou, está sendo "diariamente ofendido pelos jornais, caluniado pela imprensa".



14/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque homenageia Tiradentes e a Inconfidência Mineira

Paulo Duque reverencia memória de Tiradentes e homenageia JK

Paulo Duque anuncia lançamento de livro sobre a defesa de Tiradentes

Paulo Duque homenageia funcionários do Senado no aniversário de Brasília

Paulo Duque homenageia 'Jornal do Brasil' pelos seus 119 anos

Paulo Duque homenageia ex-vereador e deputado estadual Índio do Brasil