Paulo Hartung elogia resultados da reunião da Camex



Ao se referir a reunião em que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) discutiu a proteção ao setor siderúrgico brasileiro e o conflito comercial com os Estados Unidos, o senador Paulo Hartung (PSB-ES) elogiou os seus resultados e criticou a imprensa por ter destacado apenas que não houve decisão sobre a elevação das alíquotas de importação de aço.

As alíquotas não foram alteradas, mas Hartung considerou importante a criação de um grupo interministerial para acompanhar o fluxo de importações de aço, grupo este que poderá propor, a qualquer momento, o aumento das tarifas de importação de qualquer produto siderúrgico específico.

O senador explicou que as divergências sobre a melhor forma de proteger nossa indústria siderúrgica não podem ser encaradas como uma disputa ideológica entre defensores do livre mercado e os adeptos de um fechamento do comércio à competitividade internacional.

- Não é disso que se trata, mas de um embate maduro em defesa do Brasil, dos nossos produtos, do nosso mercado, da nossa economia, da geração de emprego, de renda e de impostos em nosso país - afirmou o senador.

No seu entender, a ênfase que a imprensa deu à falta de deliberação sobre alíquotas deixou a impressão de que a indústria teria sido derrotada, quando, na realidade, houve uma vitória.

Hartung informou ainda que a Camex suspendeu o licenciamento automático para os não laminados importados e, numa operação conjunta com a Receita Federal, adotou medidas mais severas na fiscalização do aço que entra no país. Também disse que o Brasil agora conta com um mecanismo ágil e poder de tomar medidas efetivas de defesa da produção nacional de aço.

Destacando o papel do Senado nessas vitórias, Hartung disse que a Casa tem cada vez mais acumulado conhecimento sobre comércio exterior, aprendendo inclusive que essa área econômica é caracterizada pelo jogo duro, para o qual Executivo, Legislativo e empresários precisam estar bem preparados.



29/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO HARTUNG ELOGIA.EXPANSÃO DO PMAT

PAULO HARTUNG ELOGIA DEBATE MAS VOTA CONTRA EMPRÉSTIMOS

Marcos Guerra elogia eficiência da gestão Paulo Hartung

Paulo Hartung elogia indicação de Pastoral da Criança ao prêmio Nobel

Camex realiza primeira reunião do ano nesta quinta-feira (17)

HARTUNG ELOGIA TRABALHO DO BNDES