HARTUNG ELOGIA TRABALHO DO BNDES



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) elogiou, nesta quinta-feira (dia 11), o Manual de Orientação para Crescimento da Receita Municipal, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O manual, observou o senador, traz idéias criativas para a racionalização administrativa e um incremento real da arrecadação municipal, além de colaborar para maior eficiência na gestão dos recursos públicos.
- A publicação desse manual chega em boa hora, já que estamos num ano de eleições municipais. Servirá como importante contribuição aos novos prefeitos, no sentido de modernizar suas máquinas administrativas para gerar mais recursos a serem aplicados em políticas públicas de saneamento, transporte, saúde e educação - ressaltou.
Segundo Hartung, o BNDES tem-se preocupado bastante com a viabilidade econômica dos municípios, tendo criado o Programa de Modernização da Administração Tributária (Pmat), justamente para financiar a modernização administrativa e iniciativas de desenvolvimento local que promovam a capacitação da produção para gerar trabalho e renda.
Hartung explicou que, ao lado do Pmat, o BNDES disponibiliza, em seu site na Internet, o Banco Federativo, que dispõe sobre um conjunto de informações sobre as atividades e programas de crédito do Banco, tendo publicado, recentemente, Dicas:125 Idéias para a Ação Municipal, que relata experiências bem sucedidas de administração pública.
Em aparte, lembrando que Hartung foi prefeito de Vitória (ES), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) aplaudiu a iniciativa da Câmara de Vereadores da cidade de votar a diminuição do número de vereadores para economizar verbas públicas. "Ao contrário do que muitos pensam a legislação federal define, apenas, o número máximo e mínimo de representantes, cabendo a definição específica do número à própria Câmara", disse.
QUALICIDADES
Hartung divulgou, ainda, a realização, em Vitória, do I Seminário de Gestão de Cidades com Qualidade, nos próximos dias 15 e 16 do corrente. O evento reunirá prefeitos, secretários municipais, diretores de empresas privadas, professores, pesquisadores e políticos que debaterão temas como a maior interação entre a sociedade e os administradores, a valorização dos recursos locais, modelos de gestão flexíveis e a transparência nas ações administrativas.
O senador participará, como moderador, de um debate sobre administração estratégica e gestão política, que terá como expositores Jorge Wilheim, arquiteto e urbanista que foi Secretário geral Adjunto da Conferência Habitat II, patrocinada pelas Nações Unidas, em Istambul, em 1996, e a professora Eli Diniz, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


HARTUNG ELOGIA APOIO DO BNDES PARA TRANSFORMAR FAVELAS DE TERESINA

Hartung elogia programa de Nova Venécia (ES)

Hartung elogia cafeicultura do Espírito Santo

Hartung elogia entrevista de Armínio Fraga

PAULO HARTUNG ELOGIA.EXPANSÃO DO PMAT

Paulo Hartung elogia resultados da reunião da Camex