Paulo Octávio anuncia proposta de desenvolvimento para o Centro-Oeste
Integrante da Frente Parlamentar do Centro-Oeste, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) informou nesta segunda-feira (21) que irá elaborar uma proposta de desenvolvimento integrado sustentável para a região do cerrado do Centro-Oeste/Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), com previsão de US$ 3 bilhões em investimentos no prazo de dez anos. Sua intenção é submeter um documento preliminar ao colegiado em 15 dias e encaminhá-lo, posteriormente, ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.
Na busca por contribuições e saídas concretas para impulsionar o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro, o parlamentar tomou como parâmetro o programa de desenvolvimento sustentável do Pantanal - Programa Pantanal, iniciativa dos governos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Iniciado há dois e com prazo de execução de oito anos, esse programa conta com financiamento de US$ 400 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, na sua opinião, -apresenta-se como excelente exemplo de projeto a ser aplicado inicialmente à Ride-.
Essa região de desenvolvimento integra, além do Distrito Federal, três municípios de Minas Gerais e 19 municípios de Goiás. É por conta -da complexidade e das idiossincrasias- que marcam questões culturais, sociais, ambientais e econômicas nessa área que o senador reivindica um projeto de desenvolvimento econômico e social, objetivo principal, inclusive, da Frente Parlamentar do Centro-Oeste.
- Considero que a atenção devida pelo governo federal à região e os conseqüentes benefícios que daí advirão para o desenvolvimento nacional serão fundamentais para o alinhamento dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul às maiores e mais desenvolvidas unidades da Federação, mas também serão muito importantes para a inclusão definitiva das regiões mais pobres do Distrito Federal e do seu Entorno - disse.
Criada em fevereiro passado, a frente parlamentar é uma comissão suprapartidária formada por 12 senadores e 41 deputados federais e presidida, atualmente, pelo senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). Para viabilizar seu trabalho, conta com quatro comissões: reforma tributária e previdência; de desenvolvimento regional; infra-estrutura e meio ambiente; e endividamento dos estados e do Distrito Federal.
21/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDR discute metas para o desenvolvimento do Centro-Oeste
Comissão vai discutir plano de desenvolvimento para o Centro-Oeste
Seminário vai discutir estratégias para desenvolvimento do Centro-Oeste
Lúcia Vânia cobra recursos para desenvolvimento do Centro-Oeste
Tebet defende criação de agência de desenvolvimento para o Centro-Oeste
Sudeco será decisiva para desenvolvimento do Centro-Oeste, diz Rollemberg