Tebet defende criação de agência de desenvolvimento para o Centro-Oeste
O senador lamentou que, mesmo ocupando 25% do território brasileiro, a região Centro-Oeste não disponha de instrumentos que facilitem a sua articulação com as demais regiões do país e que permitam o seu desenvolvimento, principalmente no setor agrícola.. O senador destacou que em Mato Grosso não há uma única agência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e condenou o fato de a maior parte dos recursos do banco ser destinada às regiões Sul e Sudeste.
Órgãos como a Sudam e a Sudene, suspeitos de irregularidades, devem ser aperfeiçoados e não eliminados, afirmou Tebet. Citando o jornalista Carlos Chagas, o senador disse que "não se pode acabar com a Igreja só porque um padre desonrou a batina". De acordo com o parlamentar, se toda vez que alguém praticar uma irregularidade num órgão público este for extinto, sobrarão poucas instituições no Brasil. Ele lembrou que, na época da desvalorização do real, alguns membros da diretoria do Banco Central estiveram envolvidos em denúncias de irregularidades sem que isso implicasse o fim da instituição.
O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) manifestou o seu apoio a Tebet ao concordar que a Sudam e a Sudene colaboram para melhorar a qualidade de vida das populações das regiões Norte e Nordeste. Para Quintanilha, a eliminação daqueles órgãos representa uma punição para essas comunidades e um sinal claro de que o governo não vai mais investir na criação de pequenos negócios. Também foram solidários a Tebet, os senadores Mauro Miranda (PMDB-GO) e Lúdio Coelho (PSDB-MS).
28/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet defende criação de Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Tebet pede ao governo rapidez na criação da agência de desenvolvimento do Centro-Oeste
Mauro Miranda defende criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Tebet aplaude criação de grupo interministerial para instituir agência do Centro-Oeste
Valmir elogia plano de criação de agência para o Centro-Oeste
Centro-Oeste também terá agência de desenvolvimento