Paulo Octávio destaca contribuição da CNBB à cidadania



A sociedade deve cobrar do governo medidas que funcionem não como paliativos, mas que transformem as estruturas sociais, estabelecendo novos patamares de convívio entre gerações, afirmou o senador Paulo Octávio (PFL-DF), nesta segunda-feira (7), na solenidade em homenagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo tema da Campanha da Fraternidade, dedicada ao idoso. A Campanha da Fraternidade, disse o senador, assume importância vital na conscientização para a cidadania.

O senador considera que políticas de valorização do idoso não podem ser encaradas somente como políticas de governo. Para ele, são políticas de Estado, -pois a perenidade do interesse social em assegurar condições dignas de vida aos idosos transcende as circunstâncias do dia-a-dia da conjuntura política-.

- É dever do Estado garantir inserção plena do idoso na vida social do país - afirmou.

Para Paulo Octávio, a pauta do governo federal parece estar voltada para a importância do tema. Ele elogiou o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, recém-criado no âmbito do Ministério da Justiça, que deverá desenvolver ações específicas voltadas para o combate à violência contra as pessoas da terceira idade. O senador citou também o projeto Vida Ativa na Terceira Idade, do Ministério dos Esportes. Para o parlamentar, resta saber se esses programas terão consistência compatível com as necessidades dos idosos brasileiros.

Paulo Octávio lembrou ainda que os problemas sociais nacionais parecem ser mais graves para os brasileiros mais idosos. Dentre outros, o senador lembrou que a maior necessidade de auxílio médico contrasta com a precariedade dos sistemas de saúde públicos e que as maiores dificuldades de locomoção não encontram infra-estrutura adequada nos meios de transporte. De acordo com o parlamentar, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os idosos são responsáveis pela condução de 20% dos lares brasileiros. Em sua opinião, tanta responsabilidade não vem acompanhada de medidas que garantam melhor qualidade de vida a essa população.



07/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contribuição das empresas e imposto único preocupam Paulo Octávio

Rosalba destaca contribuição do ensino das artes para a formação da cidadania

Tebet destaca contribuição do Senado para a cidadania e diz que semestre foi produtivo

Paulo Octávio destaca papel do CFM

Paulo Octávio destaca serviços da gráfica do Senado

Paulo Octávio destaca roteiro cívico de Brasília