Paulo Octávio lembra os 30 anos da morte de JK



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) homenageou, nesta terça-feira (22), o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (JK) pelo aniversário de 30 anos de sua morte, ocorrida em acidente automobilístico na Via Dutra em 22 de agosto de 1976. Paulo Octávio leu em Plenário trechos de matérias sobre a trajetória política de JK publicadas em edição especial da revista Fatos e Fotos Gente que circulou na época.

- Juscelino Kubitschek, prossegue o editorial desta edição histórica, não precisou de poderes especiais para mandar e criar. Simplesmente, como um autêntico democrata, sonhou e concretizou o que ninguém esperava dele. E, pela primeira vez, com JK, o nosso povo passou a acreditar na imagem de um Brasil, país do futuro - disse Paulo Octávio, citando a revista.

Lembrando o slogan "cinqüenta anos em cinco", utilizado por JK, Paulo Octávio considerou a construção de Brasília como um dos desafios políticos e estratégicos mais impressionantes da história moderna. De acordo com o senador, JK, com sua decisão de transferir a capital para o Planalto Central, produziu uma das mais profundas transformações realizadas na história política brasileira, viabilizando a integração nacional.

Em aparte, Marco Maciel (PFL-PE), ao manifestar seu apoio ao discurso de Paulo Octávio, observou que todo o processo de desenvolvimento vivido pelo país a partir da década de 60 poderia ser considerado como fruto da construção de Brasília.

22/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio lembra 27 anos da morte de JK e diz que não há mais dúvidas sobre o acidente

Paulo Paim lembra 54 anos de morte de Getúlio Vargas

Paulo Duque lembra os 54 anos da morte de Getúlio Vargas

Ana Rita lembra os 20 anos da morte do biólogo Paulo Vinha

Paulo Paim lembra os 30 anos da morte do ex-presidente João Goulart

Paulo Octávio lembra exemplo de Juscelino